Portugal é terceiro país da UE onde a população se sente menos saudável

  • Mariana Marques Tiago
  • 12 Dezembro 2022

Em 2021, apenas 50,2% dos portugueses classificava o seu estado de saúde como saudável ou muito saudável. País está abaixo da média da União Europeia.

Apenas cerca de 50% dos portugueses se consideraram saudáveis ou muito saudáveis em 2021, uma diminuição face ao ano anterior. De entre os membros da União Europeia, Portugal é o terceiro país que regista valores mais baixos, seguindo-se a Letónia (49.8%) e a Lituânia (47,9%).

Em 2021, apenas 50,2% dos portugueses classificava o seu estado de saúde como saudável ou muito saudável, sendo os homens aqueles que mais consideram ter uma saúde boa ou muito boa (54,2% da amostra, face a 46,6% de mulheres).

A boa perceção de saúde dos portugueses diminuiu face a 2020, ano em que 51,3% dos portugueses considerava ser saudável ou muito saudável. O país encontra-se abaixo da média da UE, onde 69% dos inquiridos considera a sua saúde boa ou muito boa. A média da aliança diminuiu também face a 2020 (69,5%).

Os dados foram avançados pela Eurostat esta segunda-feira, que refere que, de entre os países membros da UE (e por oposição à realidade portuguesa), os países onde a maior parte da população com 16 ou mais anos se diz sentir saudável ou muito saudável são a Irlanda (81,2%), Grécia (78,3%), Chipre (77,2%) e Luxemburgo (76,5%).

Em média, no último ano, sete em cada dez pessoas da UE com 16 ou mais anos classificou o seu estado de saúde como bom ou muito bom (o que corresponde a 69% da amostra). À semelhança da realidade portuguesa, são os homens quem mais apresenta uma perceção positiva da sua saúde, nomeadamente 72% face a 67% das mulheres.

A única exceção é a Irlanda. No país do noroeste europeu são as mulheres aquelas que mais consideram ter uma saúde boa ou muito boa, apesar de a diferença não ser muito expressiva (81,4% das mulheres para 81% dos homens).

De acordo com os dados do Eurostat, a perceção de uma saúde boa ou muito boa diminuiu com a idade em 2021. A faixa etária dos 16 aos 24 anos é aquela que se considera mais saudável, registando-se uma diminuição gradual até aos 85 anos ou mais, onde apenas 2,4% dos inquiridos se considera muito saudável.

Também o fosso relativamente à perceção da saúde entre homens e mulheres aumentou com a idade. Nos grupos etários mais velhos, a diferença de pontos percentuais entre sexos foi maior do que nos grupos etários mais novos.

Na faixa etária dos 75 aos 84 anos, registou-se um fosso de 6,3 pontos percentuais entre homens e mulheres. Por sua vez, na faixa etária dos 85 anos ou mais registou-se um fosso de 5 pontos percentuais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal é terceiro país da UE onde a população se sente menos saudável

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião