Roberta Metsola diz que “Parlamento Europeu está sob ataque” com caso de corrupção

  • Mariana Marques Tiago
  • 12 Dezembro 2022

A presidente da instituição diz-se desiludida e garante que "não haverá impunidade" para os corruptos. "Estes foram dos dias mais longos da minha carreira", disse.

“Estou na política para lutar contra a corrupção – como tantos aqui – e para defender os princípios da Europa. Este é um teste aos nossos valores e aos nossos sistemas“, afirmou Roberta Metsola, referindo-se à acusação da eurodeputada grega, Eva Kaili, atualmente em prisão preventiva por suspeita de corrupção.

A presidente do Parlamento Europeu, que prestou declarações durante a tarde desta segunda-feira em Estrasburgo, afirmou que “o Parlamento Europeu está sob ataque” e assegurou os eurodeputados que o Parlamento Europeu “vai dar resposta a este teste; não haverá impunidade”.

“Os responsáveis [pela corrupção] verão que este Parlamento está do lado da lei. Eu estou orgulhosa do nosso papel e do nosso apoio nesta investigação. Não vamos varrer a situação para debaixo do tapete. Vamos levar a cabo uma investigação interna para analisar todos os factos e perceber como é que os nossos sistemas se podem tornar mais robustos”, garantiu Metsola.

E acrescentou que a instituição europeia vai “continuar a prestar apoio às investigações durante o tempo que for necessário”, porque “a corrupção não pode compensar”. De acordo com a presidente, haverá uma maior transparência a partir deste momento. Mas deixa um alerta: “Podemos sempre tentar reforçar a transparência, mas haverá sempre alguém para quem uma mala de dinheiro vale sempre o risco”, referindo-se especificamente ao caso de Eva Kaili, vice-presidente por si destituída.

Durante a sua exposição, a presidente do Parlamento Europeu admitiu ainda que os últimos dias têm sido “os mais longos” da sua carreira. “Estes são tempos desafiantes para todos, mas sei que se trabalharmos em conjunto conseguiremos sair disto mais fortes. Estou extremamente desiludida e sei que partilham desse sentimento. Vamos acordar este Parlamento”, disse.

No final do discurso, a presidente da instituição, dirigiu-se exclusivamente aos “malignos agentes de países terceiros que pensam que a Europa está para venda”, afirmando: “Este Parlamento Europeu estará no vosso caminho. Nós somos europeus e não queremos ser comprados“.

(Notícias atualizada às 17h14 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Roberta Metsola diz que “Parlamento Europeu está sob ataque” com caso de corrupção

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião