Seguradoras enfrentam milhares de ocorrências com perdas significativas
Seguradores reuniram de emergência. Há milhares de ocorrências participadas e valores significativos de indemnizações a processar. Relembram que falta o sistema para riscos catastróficos.
A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) e “todas as empresas de seguros suas Associadas” revelou que pelas primeiras indicações que vão sendo obtidas, “haverá já milhares de ocorrências participadas e valores significativos de indemnizações a processar”, afirmando que “as seguradoras tudo farão para que os seus clientes, individuais e empresas, possam retomar a normalidade da sua vida com a maior rapidez possível”.
Segundo a APS, as empresas de seguros estão a tomar, individualmente, medidas específicas para assegurar a pronta resposta aos seus clientes, “deslocando equipas de profissionais experientes para o local, abrindo canais específicos de comunicação, agilizando a regularização dos sinistros e prestando o apoio e assistência às pessoas afetadas que beneficiam da proteção que os seguros conferem”, acrescenta.
A associação informa ainda que já tem a correr um inquérito junto das suas associadas “para apuramento dos danos cobertos por contratos de seguro, consequência da atual intempérie, e fará uma atualização da informação logo que possível”.
A APS aproveitou o momento para reforçar que “é fundamental, tal como a APS tem vindo a sublinhar, e como acontece em muitos outros países, a criação em Portugal de um Sistema de Proteção de Riscos Catastróficos, do qual as seguradoras possam fazer parte, numa lógica de colaboração entre o setor privado e público, para que as pessoas e empresas afetadas possam ver os prejuízos sofridos reparados de forma mais célere e completa”.
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