Governo paga novo apoio extra de 240 euros a um milhão de famílias carenciadas

  • ECO
  • 14 Dezembro 2022

Prestação única de 240 euros anunciada por António Costa será paga a partir do dia 23, por via da Segurança Social, a beneficiários de prestações mínimas ou abrangidos pela tarifa especial de energia.

O Conselho de Ministros vai aprovar esta quinta-feira uma nova prestação extraordinária no valor de 240 euros destinada apenas aos beneficiários de prestações mínimas ou que estejam abrangidos pela tarifa especial de eletricidade.

Em entrevista à Visão, que será publicada na íntegra na edição desta semana, o primeiro-ministro, António Costa, detalha que esta prestação única será paga a partir do dia 23 e até ao final do ano por via da Segurança Social, juntamente com a prestação normal, devendo abranger perto de um milhão de famílias.

“A inflação atinge de maneira muito desigual as várias camadas da população. (…) Em setembro, percebemos que era preciso responder à classe média, e aqueles 125 euros de apoio extraordinário coincidiram com o regresso às aulas, um tempo sempre de acréscimo de despesas para as famílias. Desta vez, em dezembro, encontrámos folga para esta medida, específica para as famílias mais vulneráveis, sejam pensionistas, sejam beneficiários de prestações sociais”, justifica o primeiro-ministro.

Entre as pessoas abrangidas por este novo apoio extraordinário – já tinham recebido 120 euros, divididos em duas tranches de 60 euros pagas no final dos primeiro e segundo trimestres – estão os beneficiários do complemento solidário para idosos, rendimento social de inserção, pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez, complemento da prestação social para a inclusão, pensão social de velhice e subsídio social de desemprego.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo paga novo apoio extra de 240 euros a um milhão de famílias carenciadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião