Salário médio em Portugal não chega aos 20 mil euros por ano

Portugal está na cauda da UE, com uma remuneração média que se situa nos 19.300 euros brutos por ano. Luxemburgo está no primeiro lugar do pódio, com 72.200 euros.

No ano passado, o salário médio anual das pessoas empregadas na União Europeia a tempo inteiro foi de 33.500 euros brutos. Portugal está na cauda da UE, com um rendimento médio que não chega aos 20 mil euros brutos por ano, revela o Eurostat, que esta segunda-feira publica estes dados pela primeira vez. Enquanto mais de 52 mil euros separam o vencimento anual em território nacional daquele que se pratica no Luxemburgo (o país que ocupa o pódio), apenas nove mil o distanciam da remuneração praticada na Bulgária (o país pior classificado).

Luxemburgo, Dinamarca e Irlanda são os países que formam o pódio, com os salários médios mais elevados. Nestes territórios, o vencimento médio situa-se, respetivamente, nos 72.200, 63.300 e 50.300 euros brutos por ano.

Portugal, com um salário médio anual de 19.300 euros, surge apenas em 17.º lugar do ranking, num total de 26 Estados-membros, ultrapassado por países como a Eslovénia, Chipre, Lituânia e Estónia.

Fonte: Eurostat

Com salários médios inferiores ao apurado em terras lusas está a Letónia, República Checa, Croácia, Eslováquia, Grécia, Polónia, Roménia, Hungria e Bulgária. Os três últimos registam os valores ais baixos do indicador do Eurostat, com 13.000, 12.600 e 10.300 euros brutos por ano.

“A Blue Card Directive prescreve a utilização deste indicador para determinar o salário anual bruto médio para cada Estado-Membro da UE e conceder autorizações de trabalho a trabalhadores altamente qualificados. A diretiva visa atrair trabalhadores altamente qualificados para a UE em condições de admissão mais flexíveis, com direitos reforçados e a possibilidade de se deslocarem mais facilmente para outro Estado Membro da UE para os titulares do Cartão Azul da UE”, pode ler-se.

(Notícia atualizada às 15h51 com mais informações fornecidas pelo Eurostat)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Salário médio em Portugal não chega aos 20 mil euros por ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião