Startup Portugal lança plataforma para “mapear” ecossistema empreendedor em 2023

Concurso público deverá ser lançado até março, com o objetivo de ter a plataforma em funcionamento até ao final do ano. Startup Portugal quer ter retrato mais claro sobre o ecossistema nacional.

A Startup Portugal quer ter um retrato mais claro sobre o ecossistema de startups do país e, para isso, vai lançar uma nova plataforma de mapeamento do ecossistema. O concurso público deverá ser lançado durante o primeiro trimestre de 2023, sabe o ECO.

“Na Startup Portugal estamos a trabalhar para tornar a informação de mapeamento do ecossistema mais rigorosa, mais atual e mais abrangente e representativa de tudo o que se passa no ecossistema”, diz António Dias Martins, diretor executivo da Startup Portugal, ao ECO. “Atualmente, a nossa fonte de informação é a Deal.room e precisamos de ter uma ferramenta que abranja mais fontes de informação e mais entidades a contribuir para uma informação mais rica, completa e rigorosa sobre o ecossistema“, continua.

A informação atualmente recolhida pela Deal.room através de informação pública na imprensa dá conta, por exemplo, dos montantes de investimento recolhidos pelas startups sedeadas em Portugal, permitindo fazer a evolução do investimento recolhido pelo ecossistema.

“Este ecossistema é feito de transações, de operações, de aumentos de capital, de funding, de projetos empresariais, e, naturalmente, tudo o que rodeia este tipo de iniciativas está coberto, quando estamos a falar de empresas que não estão cotadas em bolsa, por alguma confidencialidade”, diz.

“Além daquilo que é público — capturado por notícias de órgãos da especialidade, informações muito valiosas para depois poderemos fazer a estatística e a caracterização do ecossistema — e que está a ser capturado pelos atuais fornecedores de informação, queremos ir mais além e fazer uma recolha de informação junto de entidades relevantes para o ecossistema, que agregam stakeholders, sejam eles investidores, incubadoras, tech companies ou outros, que nos vai permitir complementar a informação que já temos”, explica.

“Isto tem de ser feito através de uma plataforma desenhada à nossa medida, que se alimente de fontes de informação muito variada, mais do que hoje, e que nos permita fazer uma curadoria, uma confrontação de dados, de modo a que o resultado final seja coerente“, reforça.

“Queremos que esta plataforma permita uma interação rápida e fácil entre stakeholders do ecossistema, nomeadamente, incubadoras, universidades e investidores, e seja um ponto de contacto, de estabelecimento de parcerias, de iniciativas comuns, que possam por via desta plataforma informática aproximar estas entidades”, conclui a mesma fonte.

Os requisitos da futura plataforma estão a ser definidos, sendo o objetivo lançar o concurso público “no primeiro trimestre de 2023” para que, “desejavelmente no final de 2023, [consiga] ter algo de novo a apresentar”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Startup Portugal lança plataforma para “mapear” ecossistema empreendedor em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião