Tripulantes votam dia 29 proposta da TAP para evitar greve em janeiro

Sindicato que representa pessoal de voo convoca assembleia-geral para discutir proposta salarial da TAP. Aprovação ditará retirada do pré-aviso de greve de cinco dias até ao final de janeiro.

Os tripulantes da TAP vão votar na quinta-feira, 29 de dezembro, a proposta salarial da TAP para 2023. Caso o documento seja aprovado, serão retirados os cinco dias de greve previstos até ao final de janeiro. A assembleia geral de emergência do Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) foi anunciada na noite de terça-feira e irá iniciar-se pelas 9 horas no auditório da Ordem dos Contabilistas Certificados, em Lisboa.

“Apresentação, discussão e votação da proposta apresentada pela TAP” é o único ponto na ordem de trabalhos que consta da convocatória da assembleia geral. A companhia aérea portuguesa comprometeu-se em enviar o documento até 48 horas antes da reunião magna.

Em nota aos associados, o SNPVAC refere que as reuniões com a TAP “têm decorrido na base do diálogo, com os avanços e recuos normais destas negociações”. A transportadora aérea tenta evitar uma nova paralisação das operações: nos dias 8 e 9 de dezembro, a greve custou oito milhões aos cofres da empresa e obrigou ao cancelamento de 360 voos.

Os tripulantes acusam a administração da transportadora aérea de violar o Acordo Temporário de Emergência (ATE) assinado em 2021 e que dita um corte de 25% nos salários, considerando que o “seu sistemático incumprimento esmaga financeiramente os rendimentos dos tripulantes”. O sindicato contesta ainda o novo Acordo de Empresa proposto pela companhia aérea.

Para a TAP, o acordo de emergência é a linha vermelha nas negociações com os tripulantes: “é um compromisso entre o Governo e a Comissão Europeia. É um limite que não podemos ultrapassar”, referiu na passada segunda-feira a líder da companhia, Christine Ourmières-Widener, num almoço com jornalistas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tripulantes votam dia 29 proposta da TAP para evitar greve em janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião