BEI e Iberdrola assinam empréstimo de 70 milhões para centrais solares
O financiamento destina-se à construção de uma carteira de projetos com uma capacidade total de cerca de 188 megawatts.
O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a Iberdrola assinaram um empréstimo de 70 milhões de euros para financiar as primeiras centrais solares da empresa em Portugal, foi anunciado esta quinta-feira. “O banco da UE concederá um empréstimo verde de 70 milhões de euros para a construção de uma carteira de projetos com uma capacidade total de cerca de 188 megawatts (MW)”, lê-se no comunicado enviado à comunicação social.
As novas instalações foram obtidas pela Iberdrola no leilão solar de 2019 e prevê-se que produza energia renovável “equivalente ao consumo médio de mais de 65.000 casas”. O conjunto de parques implica um investimento total superior a 150 milhões de euros.
O financiamento do BEI será atribuído aos projetos Montechoro I e II (37 MWp), Alcochete I e II (46 MWp), Algeruz II (27 MWp), Conde (14 MWp) e Carregado (64 MWp) e vai incluir também infraestruturas acessórias, como estradas de acesso, subestações e interligações.
“Globalmente, as novas infraestruturas criarão quase 1.000 postos de trabalho durante a fase de construção, além dos gerados noutros setores relacionados”, estimou a empresa. Trata-se da segunda vez que o BEI financia projetos que a Iberdrola desenvolve em Portugal, depois do empréstimo de 650 milhões de euros para o projeto hidroelétrico do Tâmega.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BEI e Iberdrola assinam empréstimo de 70 milhões para centrais solares
{{ noCommentsLabel }}