Taxa de juro do crédito à habitação atinge recorde da década

O preço do crédito para a compra de casa atingiu os 1,597%, o valor mais elevado desde dezembro de 2012. Em novembro, aumentou 26,9 pontos base face a outubro. Foi o maior aumento mensal desde 2009.

A taxa de juro do conjunto dos contratos de crédito à habitação subiu 26,9 pontos base face a outubro, para 1,597%, de acordo com informação divulgada esta quinta-feira pelo INE.

Trata-se do valor mais elevado desde dezembro de 2012. Mas não só. O aumento do custo para a compra de casa em novembro é também a maior subida mensal registada desde janeiro de 2009 – início da série do INE.

Fonte: INE. Taxa de juro do crédito à habitação inclui os contratos de crédito para a construção, aquisição e reabilitação de habitação.

A subida significativa das taxa de taxas de juro no último mês fez com que, segundo o INE, a prestação média dos créditos à habitação tenha atingido os 288 euros em novembro, mais nove euros face a outubro e mais “35 euros (13,8%) comparativamente a novembro de 2021.”

Nos contratos celebrados nos últimos três meses, o encarecimento do crédito gerado pela contínua subida das taxas Euribor foi ainda mais significativo.

De acordo com o INE, a taxa de juro dos novos contratos subiu 30,4 pontos base, de 2,061% em outubro para 2,365% em novembro, provocando um aumento de 18 euros na prestação média dos contratos, que fixou-se nos 507 euros em novembro, o valor mais elevado desde o início da série do INE (2009).

Os dados do INE revelam também uma contração no montante de financiamento dos novos contratos de crédito à habitação. Segundo o comunicado do instituto público, o montante médio em dívida dos contratos celebrados nos últimos três meses foi de 129.164 euros, menos 1.464 euros face a outubro.

No entanto, quando é considerado o stock total do crédito à habitação, verifica-se uma subida de 250 euros face a outubro, com o capital médio em dívida para a totalidade dos contratos a situar-se em novembro nos 61.763 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de juro do crédito à habitação atinge recorde da década

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião