Gás natural na Europa caminha para maior queda semanal desde setembro

Gás natural continua a aliviar com a previsão de temperaturas mais amenas e caminha para a maior queda semanal desde setembro. Preços de referência na Europa estão a cair mais de 7%.

Os preços do gás natural na Europa continuam a afundar devido à previsão de temperaturas mais amenas. Esta sexta-feira, os futuros de referência estão a cair mais de 7% para 84,90 euros por MWh (megawatt-hora), caminhando para a maior queda semanal desde setembro.

A guerra na Ucrânia, desencadeada pela invasão russa, bem como as sanções contra Moscovo, têm puxado pelos preços do gás natural e feito temer uma crise energética mais severa no próximo inverno (uma vez que, relativamente a este, já estão asseguradas largas reservas). Contudo, na última semana os preços têm caído substancialmente com a previsão de temperaturas mais amenas, que se deverão prolongar durante esta época festiva, e as reservas mais cheias no bloco europeu.

Pelas 10h14 desta quarta-feira, os futuros do TTF para entrega em janeiro estavam a descer 7,56%, para 84,90 euros/MWh. Nos últimos cinco dias, acumulam já uma queda superior a 26%. De acordo com a Bloomberg, os futuros de referência para a Europa caem pelo sexto dia consecutivo e caminham para a maior queda semanal desde setembro. Enquanto isso, os futuros do TTF para fevereiro desciam 6,7%, para 90 euros/MWh.

A queda acontece também numa altura em que os ministros da Energia da União Europeia chegaram a um acordo sobre a aplicação de um teto aos preços do gás no mercado europeu caso se verifiquem duas condições, em simultâneo. O mecanismo será ativado a partir de 15 de fevereiro de 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gás natural na Europa caminha para maior queda semanal desde setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião