Chega acusa Costa de não falar “sobre as matérias que verdadeiramente importavam”

  • Mariana Marques Tiago
  • 26 Dezembro 2022

“O primeiro-ministro não teve uma palavra para as pessoas [que estão a passar dificuldades] e isso é constrangedor. Mostra bem o vazio em que está”, afirmou André Ventura.

O Chega também já reagiu à mensagem de natal de António Costa, que se encontra num “vazio”, defende André Ventura. “O primeiro-ministro não teve uma palavra para as pessoas [que estão a passar dificuldades] e isso é constrangedor. Mostra bem o vazio em que está”, afirmou o líder do partido em declarações transmitidas pela RTP3.

Ventura considera “curioso” que Costa “não tenha dito uma palavra sobre os problemas do país” enquanto se dirigia ao mesmo. “Não conseguiu dizer uma palavra aos portugueses sobre as matérias que verdadeiramente importavam ao país”, quando, uma semana antes, “tinha tanto a dizer a uma revista para a qual deu uma entrevista”, afirmou.

Em declarações aos jornalistas, o político aproveitou o momento para expressar o descontentamento face à polémica relativa à indemnização da secretária de Estado do Tesouro. No sábado foi noticiado que Alexandra Reis tinha recebido uma indemnização de 500 mil euros por sair antecipadamente do cargo de administradora executiva da TAP, quando ainda tinha de cumprir funções durante dois anos.

Alguém renunciar, sair de uma empresa pública e receber “centenas de milhares de euros em indemnização” indo, pouco tempo depois, para uma empresa pública na mesma área e para o Governo, “é estranho”, analisou. E continuou: “Nem no futebol se vê algo assim. Mas no Governo tudo é possível”.

O Chega, que enviou uma denuncia à Inspeção-Geral de Finanças a propósito da situação, defende que “é importante que os portugueses saibam que acordos semelhantes fez a TAP, porque estão a ser pagos quase a 100% com o nosso dinheiro”. “Será que aconteceu o mesmo com outras entidades que deixaram a TAP? Quanto pagámos para saírem? Quantos estamos ainda a pagar?”, questionou Ventura.

No final da sua intervenção, o líder do Chega apontou ainda o dedo a Marcelo Rebelo de Sousa. Isto porque “a palavra do Presidente da República podia ser decisiva nestes casos”, mas o líder optou por não se manifestar, com o objetivo de “não queira criar uma atmosfera de maior instabilidade”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chega acusa Costa de não falar “sobre as matérias que verdadeiramente importavam”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião