“É fundamental esclarecer” o que se passou na saída de Alexandra Reis da TAP, diz Marcelo

"Penso que é importante para todos esclarecer efetivamente o que se passou na sua carreira profissional", defende Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República reitera que “é fundamental esclarecer” o que se passou na saída de Alexandra Reis, atual secretária de Estado do Tesouro, da TAP, quando terá recebido uma indemnização de meio milhão de euros. Isto já que tal “fortalece ou enfraquece a sua posição como governante”, explicou.

Estes comentários veem na sequência do despacho conjunto dos ministros Fernando Medina e Pedro Nuno Santos, a solicitar esclarecimentos ao conselho de administração da TAP. “Se os dois ministros pedem esclarecimentos é porque sentem que é fundamental para o esclarecimento dos portugueses perceber-se aquilo que aconteceu efetivamente ali”, salientou Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas transmitidas pelas televisões.

Para além dos ministros, importa também aos portugueses e ao próprio Presidente da República, já que foi quem a nomeou, acrescenta. “Penso que é importante para todos esclarecer efetivamente o que se passou na sua carreira profissional”, sendo o esclarecimento também “fundamental para alguém que exerce funções no Governo”.

Neste sentido, as explicações não são devidas só por causa da secretária de Estado, mas também pelo Governo, já que “desde o momento que vai para o Governo, o que acontece a cada membro acaba por ter a ver com o Governo”, defende Marcelo. De forma particular, “para o ministro que tem a tutela da TAP para ver esclarecido porque se deu naqueles tempos, pelas Finanças para ter noção da plena capacidade de colaboradora fundamental”, diz.

Este caso surgiu depois de uma notícia do Correio da Manhã, no dia 24, de que Alexandra Reis deixou o cargo executivo na administração da TAP com uma indemnização de cerca de 500 mil euros, tendo em conta que auferia um salário bruto de 17.500 euros por mês e faltavam cerca de dois anos para o final do mandato.

A companhia aérea comunicou ao mercado a “renúncia” de Alexandra Reis a 4 de fevereiro, com efeitos a partir de dia 28. A 30 de junho, Alexandra Reis foi nomeada presidente da NAV por despacho do Ministério das Infraestruturas, liderado por Pedro Nuno Santos. Saiu deste cargo para assumir a secretaria de Estado do Tesouro no ministério de Fernando Medina, a 2 de dezembro.

O valor da indemnização tem motivado críticas de vários partidos, bem como pedidos de esclarecimento até do próprio Presidente da República, apelo que foi reforçado esta segunda-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“É fundamental esclarecer” o que se passou na saída de Alexandra Reis da TAP, diz Marcelo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião