PCP acusa Costa de pintar imagem do país que portugueses não reconhecem

  • Lusa
  • 26 Dezembro 2022

"Só é possível haver confiança com a resolução do “problema dos salários, o problema da inflação e da perda de poder de compra sistemático”, disse o dirigente comunista Jorge Pires.

O PCP acusou este domingo o primeiro-ministro de tentar pintar, na sua mensagem de Natal, uma imagem do país em que “dificilmente os portugueses se reconhecerão” e exortou o Governo a resolver os problemas estruturais que persistem.

“Nesta curta declaração do primeiro-ministro, de quatro, cinco minutos, ele [António Costa] procurou pintar uma imagem do país em que dificilmente os portugueses se reconhecerão”, considerou o dirigente comunista Jorge Pires, numa declaração na sede do partido, em Lisboa.

Jorge Pires acrescentou que António Costa “utilizou muitas vezes” a expressão “confiança” na declaração que fez ao país, mas advertiu que só é possível haver confiança com a resolução do “problema dos salários, o problema da inflação e da perda de poder de compra sistemático”.

A “confiança no futuro” só é possível com “um conjunto” de decisões que o PCP “tem há muito vindo a reclamar e que sistematicamente o Governo do PS recusa”, por exemplo, o aumento do salário mínimo para os 850 euros já em janeiro e a tributação dos lucros extraordinários dos principais grupos económicos.

“Não se pode falar em confiança no futuro olhando para esta situação e não tomando as medidas que são necessárias. E as medidas fundamentais são o aumento dos salários, o aumento das pensões e das reformas, e relativamente a isso o Governo não tem feito nada”, completou.

É com este “país real” que os portugueses se importam, sustentou o membro do Comité Central do PCP.

Jorge Pires referiu que, “pela primeira vez, os reformados e pensionistas poderiam ter tido um aumento interessante”, mas o Governo “decidiu congelar a aplicação” da lei.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PCP acusa Costa de pintar imagem do país que portugueses não reconhecem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião