Petróleo cai 2% após reação de Putin ao teto no preço

A proibição russa de vender petróleo aos países que adotem um tecto aos preços deve estar em vigor entre 1 de fevereiro e 1 de julho de 2023.

O barril de Brent, referência no mercado de petróleo para a Europa, seguia com uma quebra de 2% para os 82,64 dólares ao final desta tarde, um dia depois de o presidente russo ter anunciado que iria interromper as exportações para os países que se comprometeram a colocar um teto no preço do petróleo russo.

A decisão de Vladimir Putin, anunciada esta terça-feira, afeta os países a União Europeia, as sete maiores economias do mundo (G7) e a Austrália, que se juntaram para impor um limite de preço, nos 60 dólares, ao petróleo russo que é transportado em navios, o qual está em vigor desde 5 de dezembro.

A proibição russa deverá estar em vigor entre 1 de fevereiro de 2023 e o 1 de julho do mesmo ano, mas existe uma cláusula de salvaguarda que permite à Rússia recuar em situações “especiais”.

O objetivo é reduzir as receitas que a Rússia recebe com a venda de petróleo, num contexto de conflito armado com a Ucrânia. No fundo, as empresas de transporte marítimo estarão proibidas de fazer circular o petróleo russo a não ser que ele seja vendido abaixo do teto estabelecido, ao mesmo tempo que é proibido o financiamento e a atribuição de seguros àqueles que desrespeitem o limite.

As sanções da UE, G7 e Austrália estendem-se a 5 de fevereiro a outros produtos petrolíferos, sendo que neste caso ainda não está definido o valor que servirá de teto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo cai 2% após reação de Putin ao teto no preço

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião