Novos ministros tomam posse dia 4 às 18 horas

  • ECO e Lusa
  • 2 Janeiro 2023

Marcelo Rebelo de Sousa, depois de uma reunião com o novo líder brasileiro, revelou que João Galamba e Marina Gonçalves vão tomar posse na próxima quarta-feira.

Marina Gonçalves e João Galamba assumem as pastas da Habitação e Infraestruturas, respetivamente, na próxima quarta-feira, pelas 18 horas, indicou Marcelo Rebelo Sousa, no final da viagem ao Brasil para assistir à tomada de posse do presidente Lula da Silva.

O Presidente da República admitiu não ter ouvido a intervenção de António Costa, mas assinalou que a cisão do ministério ocupado por Pedro Nuno Santos tem como objetivo “dar maior importância à habitação” e a escolha dos nomes se deve à “continuidade” das políticas. “A habitação é um problema social grave em Portugal, e haver um ministério para a habitação autónomo é uma abertura de caminho que esperemos que tenha consequência”, disse aos jornalistas no Palácio Itamaraty, em Brasília.

Interrogado se ficou satisfeito com as declarações do primeiro-ministro, e se as mudanças anunciadas no Governo põem fim à crise política, o chefe de Estado respondeu que nessa altura estava no Itamaraty e que de qualquer forma não iria comentar as suas palavras. “Mas penso que o primeiro-ministro terá dito que a razão fundamental da divisão em dois ministérios era óbvia: dar maior importância à habitação”, acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa.

Por outro lado, segundo o Presidente da República, o primeiro-ministro “terá explicado que a solução adotada quanto aos dois ministérios, à chefia dos dois ministérios, tinha a ver com aquilo que correspondia mais à continuidade da política, e à continuidade administrativa e, portanto, à preocupação de não criar ruídos políticos e administrativos dentro do Governo”. “Essa a explicação apresentada”,reforçou Marcelo Rebelo de Sousa.

O primeiro-ministro, António Costa, propôs que os atuais secretários de Estados João Galamba e Marina Gonçalves assumam as funções, respetivamente, de ministro das Infraestruturas e de ministra da Habitação, propostas que foram aceites pelo Presidente da República. As pastas das Infraestruturas e da Habitação até agora foram acumuladas pelo ministro cessante Pedro Nuno Santos.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novos ministros tomam posse dia 4 às 18 horas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião