5 coisas que vão marcar o dia

Trabalhadores da CP iniciam nova greve até dia 8. Suécia assume presidência do Conselho da UE. Parlamento discute apoios aos municípios afetados pelas cheias e Ronaldo é apresentado ao Al Nassr.

Esta terça-feira irá ficar marcada pelo início de nova greve dos trabalhadores da CP ao trabalho extraordinário, bem como pela assinatura do acordo entre o Governo e a ANMP para a transferência da pasta da ação social. O parlamento discute também um conjunto de medidas de apoio aos municípios de afetados pelas cheias de dezembro e a Suécia assume a presidência do Conselho da UE.

Transferência da pasta da ação social

Vai ser assinado entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) o acordo para a descentralização que prevê a transferência da pasta da ação social do Estado central para os municípios. É esperado que o processo fique fechado até 3 de abril, sendo que o compromisso irá contar com um financiamento de mais de 91 milhões de euros. A assinatura do acordo irá ocorrer às 15h em Coimbra.

Suécia assume a presidência do Conselho da União Europeia

A Suécia irá assumir a presidência do Conselho da União Europeia, sendo que as prioridades da presidência sueca para o primeiro semestre do ano irão assentar na segurança, competitividade, transição energética, e os valores democráticos. Segundo o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, a presidência sueca ocorre durante a crise de segurança europeia mais grave desde a segunda guerra mundial.

Cristiano Ronaldo é apresentado ao Al Nassr

O jogador português será apresentado esta terça-feira ao Al-Nassr Football Club, um clube de futebol da Arábia Saudita sediado na capital, Riade. Cristiano Ronaldo será apresentado 19h locais (16h em Portugal), no estádio Mrsool Park.

Parlamento discute medidas de apoio aos municípios afetados pelas cheias

Na sequência das cheias de dezembro de 2022, a Comissão de Administração Pública, Ordenamento do Território e Poder Local irá discutir um conjunto de medidas de apoio aos municípios afetados. Irão estar sob discussão a recomendação ao Governo para aprovar as medidas de apoio aos municípios afetados, bem como a recomendação para acionar o Fundo de Emergência Municipal e a garantia de apoio à reparação dos danos.

Início da greve ao trabalho extraordinário da CP – Comboios de Portugal

Os trabalhadores da CP vão exercer o direito de greve ao trabalho extraordinário e em dia de descanso entre a meia-noite de 3 de janeiro e as 23h59 do dia 8 do mesmo mês. Adicionalmente, entre a meio noite do dia 4 e as 23h59 de 5 de janeiro, os trabalhadores do Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ) vão estar em paralisia total. Os trabalhadores reivindicam uma atualização salarial que cubra a inflação de 2022.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião