Investimento imobiliário residencial e comercial ultrapassa 34 mil milhões em 2022, calcula JLL

  • Lusa
  • 4 Janeiro 2023

O maior contributo, 31 mil milhões de euros, veio do imobiliário residencial, segundo aos dados da JLL.

O valor das transações no mercado imobiliário português, incluindo residencial e comercial, superou os 34 mil milhões de euros em 2022, um crescimento homólogo de 14% e que constitui um novo teto de mercado, revelou esta quarta-feira a consultora JLL.

Daquele total de investimento, o maior contributo (31 mil milhões de euros) veio do imobiliário residencial, segundo aos dados da JLL que estima que o número de transações de casas tenha superado as 168 mil. “A confirmar-se, este valor apresenta um aumento de 10% face aos 28.100 milhões transacionados em habitação em 2021, os quais já tinham estabelecido um volume nunca antes visto em vendas residenciais”, sublinha a consultora em comunicado.

Do lado do imobiliário comercial, a JLL confirma a concretização de operações no valor de três mil milhões de euros em 2022, o que traduz um crescimento de 66% face aos 1.950 milhões de euros investidos em 2021 e uma aproximação aos valores observados nos dois anos anteriores à pandemia, em que foi ultrapassada a marca dos 3.300 milhões de euros.

A estes valores acrescem cerca de 350 milhões de euros em transações de ativos para promoção imobiliária incluindo terrenos e prédios para construção nova ou reabilitação.

Citado no comunicado, o presidente executivo (CEO) da JLL Portugal, Pedro Lancastre, sublinha os resultados atingidos, ressalvando que o ano de 2022 arrancou com o setor a antecipar que seria um ano de recuperação, tendo depois sido confrontado com uma mudança de panorana com o início da guerra na Ucrância, a subida da inflação para níveis máximos dos últimos 30 anos e o agravamento das taxas de juro.

Apesar destas “novas realidades” que “têm, obviamente, impactos, incluindo a redução do poder de compra das famílias e das empresas e aumento dos custos de financiamento”, Pedro Lancastre sublinha que o imobiliário português “volta a ter um desempenho surpreendente numa conjuntura adversa”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Investimento imobiliário residencial e comercial ultrapassa 34 mil milhões em 2022, calcula JLL

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião