Líder parlamentar do PS admite analisar propostas de comissão de inquérito sobre TAP

  • Lusa
  • 5 Janeiro 2023

“Vou olhar para os textos e analisar”, declarou Eurico Brilhante Dias.

O líder parlamentar do PS admitiu esta quarta, durante a reunião semanal da bancada socialista, analisar as propostas de outros partidos sobre a eventual constituição de uma comissão de inquérito à gestão da TAP. “Vou olhar para os textos e analisar”, declarou Eurico Brilhante Dias, citado por deputados socialistas presentes na reunião.

O Bloco de Esquerda anunciou na terça-feira a intenção de propor a constituição de uma comissão de inquérito sobre a gestão da TAP e o Chega entregou mesmo uma proposta nesse sentido.

Durante a reunião da bancada socialista surgiram várias intervenções de deputados em protesto contra o estilo de atuação de alguns membros do Governo, visando, sobretudo, a ex-secretária de Estado do Tesouro Alexandra Reis, que, enquanto administradora da TAP, recebeu uma indemnização da transportadora área nacional para sair da empresa.

Marcos Perestrello, presidente da Comissão Parlamentar de Defesa e ex-secretário de Estado, referiu, numa intervenção considerada inflamada, que está há mais de 30 anos no partido, não conhece essas pessoas e defendeu que o Grupo Parlamentar do PS não lhes pode dar cobertura política, designadamente, protegendo-as da obrigação de prestarem esclarecimentos na Assembleia da República

A dirigente socialista Maria Antónia Almeida Santos declarou que, perante esta sucessão de casos no Governo, “o partido tem de ser protegido”. E a ex-ministra da Saúde Marta Temido foi muito aplaudida, de acordo com fontes socialistas, quando referiu que, durante os governos da “Geringonça”, com o PS em minoria, foi chamada muitas vezes ao parlamento e prestou sempre esclarecimentos sobre a sua ação na pasta da saúde.

Berta Nunes, ex-secretária de Estado e presidente da Federação do PS/Bragança, disse que só soube da proposta de nomeação de Carla Alves para secretária de Estado da Agricultura quando a informação foi tornada pública, e antecipou problemas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Líder parlamentar do PS admite analisar propostas de comissão de inquérito sobre TAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião