BRANDS' TRABALHO “Evolução” e “Digital”: 6 tendências para 2023 na Gestão de Pessoas

  • BRANDS' TRABALHO
  • 10 Janeiro 2023

“Evolução” e “Digital” têm estado na ordem do dia na gestão de colaboradores. 2023 não será exceção: conheça algumas tendências que irão impulsionar o posicionamento estratégico das organizações.

2023 irá trazer um mercado de trabalho em transformação e várias tendências emergentes na Gestão de Pessoas irão ajudar-nos a compreender como as relações organizacionais estão a mudar.

As áreas de Recursos Humanos estão a adaptar-se à evolução das expectativas das organizações e dos colaboradores e este ano poderá ser a janela de oportunidade para reverem e reajustarem as suas propostas de valor.

Identificámos 6 tendências na Gestão de Pessoas que irão moldar o mercado de trabalho durante este novo ano. Algumas tendências estão já em desenvolvimento, mas os recentes acontecimentos sociais, culturais e económicos aceleraram-nas.

1. Novos Modelos de Trabalho

Os modelos de trabalho flexíveis vieram para ficar e muitos colaboradores adaptaram-se a estes novos formatos, revelando maior felicidade e produtividade a trabalharem a partir das suas casas. O trabalho remoto ou híbrido assume-se por isso como uma vantagem competitiva para as organizações. As organizações devem suportar esta mudança, contribuindo para a operacionalização da mesma – facilitar conversas internas sobre o tema e estabelecer princípios claros sobre como, quando e como o trabalho deverá acontecer.

2. Nómadas Digitais

Com a globalização do mercado, as equipas de trabalho estão a começar a ser constituídas por colaboradores que trabalham exclusivamente à distância. É visível o aumento de oportunidades 100% remotas e respetivos benefícios legais/fiscais que permitem às pessoas uma melhor integração da sua carreira com o seu estilo de vida. De acordo com o World Economic Forum, os trabalhos 100% remotos que podem ser desempenhados a partir de qualquer lugar são impulsionadores críticos da mudança, pelo que têm sido responsáveis pela transformação dos modelos de negócio convencionais. As organizações têm vindo a desenvolver esforços e devem continuar a fazê-lo para se adaptarem aos novos modelos de negócio de forma a explorarem as potenciais vantagens oferecidas por uma força de trabalho constituída por nómadas digitais.

3. Cultura “People First” e bem-estar dos colaboradores

São cada vez mais recorrentes os relatos de colaboradores que sinalizam o seu desconforto face ao aumento dos níveis de stress ou burnout, à diminuta valorização no local de trabalho e compensação desenquadrada com as suas expectativas. Estes sentimentos podem levar a uma quebra de produtividade e, em última instância, à demissão. Os Recursos Humanos e as Lideranças devem ser os principais embaixadores pelo bem-estar dos seus colaboradores e uma forma de o fazerem, é promovendo uma cultura “People-First” – altamente focada no colaborador, adotando uma abordagem holística, centrada no bem-estar mental, físico e financeiro.

Renata Bobião, Senior Consultant EY, People Advisory Services

4. Reskilling & Upskilling

O investimento no desenvolvimento e capacitação das equipas já se tornou crítico nas organizações e a sua importância continuará a crescer em 2023. As organizações necessitam de equipas sólidas em competências técnicas e transversais para se manterem produtivas, competitivas e envolvidas com o seu projeto. Os programas de formação deverão assumir um design que privilegia as experiências interativas e imersivas, acompanhadas por estratégias de rotação de talentos que alavanquem um ambiente focado em relações interpessoais positivas, elevado desempenho e identificação de novo talento.

5. Recursos Humanos no Metaverso

O Metaverso é um hot topic que está a despertar a curiosidade de muitas organizações. Cada vez mais pessoas passam mais tempo no metaverso e as organizações líderes neste espaço irão utilizá-lo como ponto de partida para eventos virtuais, onboarding de novos colaboradores, feiras de emprego, reuniões e formação. As áreas de Recursos Humanos irão ter um papel estratégico em ajudar as organizações que queiram adaptar-se a esta nova realidade, contribuindo para o desenvolvimento de novas políticas de trabalho híbridas capazes de assegurar práticas de trabalho saudáveis no metaverso, proporcionando igualmente o redesenho do espaço de trabalho – estimulando um ambiente de trabalho colaborativo, criativo e produtivo, livre dos constrangimentos físicos.

6. Diversidade & Inclusão

As iniciativas em prol da Diversidade & Inclusão são cada vez mais parte integrante da estratégia das organizações e o destaque que merecem é inequívoco. Mais de 60% dos profissionais consideram a Diversidade & Inclusão um fator crítico para a empresa conseguir alcançar o sucesso. Durante o ano de 2023, a criação e aplicação de métricas objetivas que ajudem a quantificar o sucesso destas iniciativas, contribuirá para que as equipas de Recursos Humanos compreendam a sua permeabilidade de integração na cultura das organizações.

Renata Bobião, Senior Consultant EY, People Advisory Services

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Evolução” e “Digital”: 6 tendências para 2023 na Gestão de Pessoas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião