Norte-americanos vendem edifício no Parque das Nações a fundo de pensões do BCP

Fundo de Pensões do BCP comprou o Edifício Lisboa aos norte-americanos da Marathon Asset Management. Imóvel tem 7.300 metros quadrados e é a "casa" da Ericsson e da Nowo.

O Fundo de Pensões do Grupo BCP fechou a compra do edifício Lisboa, no Parque das Nações, aos norte-americanos da Marathon Asset Management. O imóvel, com cerca de 7.300 metros quadrados, casa da Ericsson e da Nowo, tinha sido comprado pela Marathon em 2018 aos chineses da Erindale.

O Edifício Lisboa foi vendido pela MCAP Global Finance (UK) LLP, a afiliada britânica da empresa de gestão de ativos Marathon Asset Management, com sede em Nova Iorque. O comprador é o Fundo de Pensões do Grupo BCP, segundo comunicado enviado esta terça-feira pela gestora do fundo, a Ageas – Sociedade Gestora de Fundos. A CBRE assessorou a operação. O valor da operação não foi revelado.

O imóvel foi comprado pela Marathon em 2018 aos chineses da Erindale – era o único imóvel que tinham em Portugal. Estes, por sua vez, tinham adquirido o imóvel quatro anos antes, em 2014, praticamente devoluto. Nessa altura, reabilitaram o imóvel, que acolhe hoje a Ericsson e a Nowo.

Destinado a retalho (restauração) e escritórios, o imóvel tem cerca de 7.300 metros quadrados, distribuídos por cinco pisos, a que se somam 105 lugares de estacionamento na cave. Está localizado na primeira linha do rio Tejo, junto ao Oceanário.

De acordo com Jochen Kauschmann, Head of Asset Management da Marathon, a estratégia passou pela “melhoria do ativo, física e operacionalmente, atraindo novos inquilinos por forma a atingir 100% de ocupação e melhorando o ativo em termos de ESG”.

Do lado do comprador, Gilles Emond, da sociedade gestora Ageas, esta compra foi “uma grande oportunidade para aplicar capital de forma segura“. “O Grupo Ageas Portugal continua a sua caminhada no investimento imobiliário português para as seguradoras ou para os fundos de pensões que gere”.

José Hermozilha, Head of Investment Properties da CBRE, reforça que esta transação evidencia “o contínuo apetite de investidores institucionais por boas oportunidades no setor imobiliário, em particular por ativos de alta performance, como é o caso”.

A operação foi mediada pela CBRE, do lado do vendedor. Na assessoria legal estiveram a PLEN Sociedade de Advogados (do lado do vendedor) e a Sérvulo & Associados (do lado do comprador). A Howden M&A assessorou a negociação e contratação dos seguros de M&A.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Norte-americanos vendem edifício no Parque das Nações a fundo de pensões do BCP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião