Marcas regionais vão ter 20,6 milhões para promoção turística em 2023
Reino Unido, Espanha, Alemanha e França com “particular ênfase” na estratégia de promoção turística para 2023, com o fomento da oferta em segmentos como a literatura, arquitetura, surf ou gastronomia.
A promoção turística das marcas regionais vai contar com um investimento total de 20,6 milhões de euros em 2023, de acordo com o plano apresentado esta quarta-feira pelo Ministério da Economia.
As “prioridades estratégicas” para este ano na promoção do destino Portugal e dos destinos regionais foram abordadas pelo Conselho Estratégico para a Promoção Turística (CEPT) numa reunião presidida pelo novo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.
A aposta em mercados que permitam um maior crescimento em valor e na redução da sazonalidade será uma das prioridades estratégicas a seguir em 2023, com “particular ênfase” nos mercados do Reino Unido, Espanha, Alemanha e França. No entanto, também mercados de longo curso como os EUA, Canadá e Brasil serão visados, “pelo seu crescimento e pela sua perspetiva de crescimento económico”.
Em comunicado em que salienta o “extraordinário” crescimento de 15% das receitas turísticas em 2022 face ao nível pré-pandemia (2019), a tutela sublinha ainda que a promoção externa vai “fomentar a oferta comercial de produtos diferenciados para segmentos mais exigentes”, como o turismo literário, envolvendo a arte contemporânea, a arquitetura, o surf, a gastronomia e o enoturismo.
Sem prejuízo de uma visão nacional, é muito importante dar força às regiões na promoção turística regional, para que possam afirmar os seus ativos turísticos territoriais específicos
“Esta estratégia assenta em quatro prioridades de opção política de turismo: crescer na internacionalização das empresas e nas marcas turísticas, crescer em valor, crescer no interior e crescer na dupla transição digital e climática, a que se junta crescer nas qualificações. Sem prejuízo de uma visão nacional, é muito importante dar força às regiões na promoção turística regional, para que possam afirmar os seus ativos turísticos territoriais específicos”, referiu Nuno Fazendo, citado na mesma nota.
O CEPT é a estrutura consultiva do Governo em matéria de promoção turística externa e de concertação estratégica, constituída por representantes do Turismo de Portugal, dos Governos Regionais da Madeira e dos Açores, do setor privado, através da Confederação do Turismo de Portugal, das Entidades Regionais de Turismo e das Agências Regionais de Promoção Turística.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Marcas regionais vão ter 20,6 milhões para promoção turística em 2023
{{ noCommentsLabel }}