Farmácias estão com falta de medicamentos

  • ECO
  • 12 Janeiro 2023

Segundo o Infarmed, a rutura de medicamentos deve-se, em alguns casos, a problemas de fabrico, noutros a falhas na distribuição, ou ainda ao aumento da procura.

A rutura de medicamentos nas farmácias do país continua. Por isso, a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) suspendeu a exportação de 110 medicamentos, como da amoxicilina, do ibuprofeno ou vacinas contra a tifoide, hepatite A e tuberculose, avança o Correio da Manhã (acesso pago).

Há ainda outros 98 medicamentos cuja venda a outros países da União Europeia obriga a notificação prévia, o que é o caso do Clamoxyl, Nurofen, Trifen e Ben-U-Ron.

Segundo o Infarmed, a rutura de medicamentos deve-se, em alguns casos, a problemas de fabrico, noutros a falhas na distribuição, ou ainda ao aumento da procura, como é o caso do ibuprofeno. As ruturas de stock verificam-se há várias semanas em algumas farmácias e há medicamentos, como alguns antibióticos, cuja reposição está prevista apenas para maio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Farmácias estão com falta de medicamentos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião