Ministra da Agricultura vai quarta-feira ao Parlamento para audição sobre Carla Alves

  • Lusa
  • 12 Janeiro 2023

A audição parlamentar com a ministra Maria do Céu Antunes foi requerida por PSD, Chega, Iniciativa Liberal e PAN e aprovada na comissão de Agricultura e Pescas com a abstenção do PS.

A ministra da Agricultura vai prestar esclarecimentos na quarta-feira de manhã, na Assembleia da República, sobre a polémica que envolveu a nomeação e posterior demissão da sua ex-secretária de Estado Carla Alves. Esta audição parlamentar com a ministra Maria do Céu Antunes foi requerida por PSD, Chega, Iniciativa Liberal e PAN e aprovada na terça-feira na comissão de Agricultura e Pescas com a abstenção do PS.

Já a marcação para a próxima quarta-feira de manhã da audição com Maria do Céu Antunes, em comissão parlamentar de Agricultura e Pescas, foi adiantada à agência Lusa por fonte socialista. Carla Alves apresentou na quinta-feira passada a sua demissão por entender que não dispunha de “condições políticas e pessoais” para iniciar funções, um dia após a tomada de posse.

Antes, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerara que Carla Alves tinha “uma limitação política”.

Nesse dia, o jornal Correio da Manhã noticiou o arresto de contas bancárias conjuntas que a então secretária de Estado da Agricultura tinha com o marido e ex-autarca de Vinhais, Américo Pereira, informação divulgada menos de 24 horas depois da tomada de posse da governante.

O Ministério Público acusou de vários crimes e mandou arrestar bens do advogado e antigo autarca socialista, que saiu da liderança do município em 2017, num processo de mais de 4,7 milhões de euros que tem mais três arguidos.

Na sexta-feira, o diário Público noticiou que a secretária de Estado demissionária “informou a ministra da tutela, antes de tomar posse como governante na passada quarta-feira, acerca das contas arrestadas que partilha com o marido”. Em resposta, o Ministério da Agricultura e Alimentação assegurou que Maria do Céu Antunes desconhecia “qualquer envolvimento em processos judiciais” de Carla Alves.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministra da Agricultura vai quarta-feira ao Parlamento para audição sobre Carla Alves

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião