Câmara dos Representantes dos EUA vota por proibir venda de reservas de petróleo à China

  • Mariana Marques Tiago
  • 12 Janeiro 2023

A Câmara do Representantes dos EUA votou esta quinta-feira pela proibição da venda das reservas norte-,americanas de petróleo à China.

A Câmara dos Representantes dos EUA, uma das duas câmaras do Congresso, votou esta quinta-feira pela proibição de venda das reservas de petróleo à China.

A votação terminou com 331 votos a favor e 97 contra (todos eles de democratas). A medida, apoiada pelos republicanos, proíbe a venda de petróleo da Reserva Estratégica Petrolífera à China. Apesar de a proposta ter sido aprovada, será difícil obter apoio por parte do Senado, a segunda câmara do Congresso dos EUA, já que é maioritariamente composto por democratas.

A questão da venda do petróleo tornou-se polémico a partir do momento em que o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou a venda de 180 milhões de barris da Reserva Estratégica, com o objetivo de controlar os preços, que registaram um aumento desde o início da invasão russa da Ucrânia. Até outubro de 2022, as petrolíferas americanas exportaram quase 67 milhões de barris para a China, refere a Reuters.

Os republicanos recusam-se a aceitar, no entanto, que exista um controlo chinês “do futuro energético” do país. A republicana do estado de Washington, Cathy McMorris Rodgers, defende que o país “não deve entregar as chaves do seu futuro energético ao Partido Comunista Chinês” e considera que o líder do país está a “desperdiçar” as “reservas estratégicas” dos Estados Unidos.

Até ao momento, a administração Biden não planeia vender mais barris da sua reserva.

(Notícia atualizada às 17h37)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Câmara dos Representantes dos EUA vota por proibir venda de reservas de petróleo à China

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião