Câmara dos Representantes dos EUA vota por proibir venda de reservas de petróleo à China
A Câmara do Representantes dos EUA votou esta quinta-feira pela proibição da venda das reservas norte-,americanas de petróleo à China.
A Câmara dos Representantes dos EUA, uma das duas câmaras do Congresso, votou esta quinta-feira pela proibição de venda das reservas de petróleo à China.
A votação terminou com 331 votos a favor e 97 contra (todos eles de democratas). A medida, apoiada pelos republicanos, proíbe a venda de petróleo da Reserva Estratégica Petrolífera à China. Apesar de a proposta ter sido aprovada, será difícil obter apoio por parte do Senado, a segunda câmara do Congresso dos EUA, já que é maioritariamente composto por democratas.
A questão da venda do petróleo tornou-se polémico a partir do momento em que o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou a venda de 180 milhões de barris da Reserva Estratégica, com o objetivo de controlar os preços, que registaram um aumento desde o início da invasão russa da Ucrânia. Até outubro de 2022, as petrolíferas americanas exportaram quase 67 milhões de barris para a China, refere a Reuters.
Os republicanos recusam-se a aceitar, no entanto, que exista um controlo chinês “do futuro energético” do país. A republicana do estado de Washington, Cathy McMorris Rodgers, defende que o país “não deve entregar as chaves do seu futuro energético ao Partido Comunista Chinês” e considera que o líder do país está a “desperdiçar” as “reservas estratégicas” dos Estados Unidos.
Até ao momento, a administração Biden não planeia vender mais barris da sua reserva.
(Notícia atualizada às 17h37)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Câmara dos Representantes dos EUA vota por proibir venda de reservas de petróleo à China
{{ noCommentsLabel }}