BPI aumenta salários em 4% quando ainda decorrem negociações com sindicatos

  • Lusa
  • 16 Janeiro 2023

O banco indica ainda, em comunicação interna, que vai atribuir a todos os funcionários uma “retribuição variável mínima de 1.500 euros” este ano, a pagar em fevereiro.

O BPI vai atualizar os salários em 4% a partir deste mês, quando ainda decorrem as negociações salariais com sindicatos, segundo a informação interna do banco a que a Lusa teve acesso.

Em comunicado interno, divulgado na sexta-feira, a administração do BPI disse que aprovou três medidas para melhoria das condições de remuneração dos funcionários do banco, desde logo que “irá proceder a um aumento salarial de 4% sobre a retribuição base mensal (correspondente ao nível do Acordo Coletivo de Trabalho), como antecipação da negociação coletiva, ainda em curso”.

Ou seja, o BPI faz já atualização salarial enquanto ainda decorre a negociação com os sindicatos. O Mais Sindicato e o Sindicatos dos Bancários do Centro e o Sindicato dos Bancários do Norte (SBN) reivindicam, para este ano, 8,5% de atualização de tabelas e cláusulas de expressão pecuniária. O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) reivindica 6,25%.

Para já, a contraproposta das instituições financeiras subscritoras do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do setor é de 2,5% aumento salarial, abaixo das previsões da inflação para este ano, valor que os sindicatos têm considerado indigno. O Banco de Portugal estima uma inflação de 5,8% este ano.

Na comunicação interna, o BPI diz ainda que vai atribuir a todos os funcionários uma “retribuição variável mínima de 1.500 euros” este ano, a pagar em fevereiro. Fará ainda em fevereiro, com retroativos a janeiro, as designadas ‘progressões de nível salarial’ a que está obrigado pelo ACT, que abrange trabalhadores entre os níveis 5 e 9 (inclusive).

Segundo o BPI, a “adoção destas medidas, em conjunto e com efeitos imediatos, pretende contribuir para ajudar a fazer face à atual situação económica e representa o reconhecimento do esforço, compromisso, dedicação e profissionalismo de todos os colaboradores”.

O BPI é detido pelo grupo espanhol Caixabank. Em novembro passado, em Espanha, os sindicatos CCOO e UGT acordaram com a Asociación Española de Banca una subida dos salários de 4,5% para 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BPI aumenta salários em 4% quando ainda decorrem negociações com sindicatos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião