Acha que sabe tudo sobre inflação? Faça o teste

Faça este quiz para avaliar os seus conhecimentos sobre os preços dos produtos e dos serviços que lhe pesam todos os meses na carteira.

O ano que passou trouxe novamente para a ordem do dia a inflação, um tema que há muito tempo estava arredado da gestão do orçamento familiar.

Os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística mostram uma taxa de inflação recorde em 30 anos, com o preço da generalidade dos bens e serviços a registar um aumento acima dos 2%, fasquia definida pelo Banco Central Europeu como ideal para a estabilidade de preços no espaço da moeda única.

A subida recente dos preços não é uma novidade para as famílias portuguesas. Particularmente para todos os que semanal ou mensalmente se deslocam ao supermercado, mercado ou mercearia do bairro para fazerem as compras para a casa.

Se for o seu caso, não terá dificuldade em responder a sete questões sobre a subida dos preços nos últimos anos que o ECO desenhou. Faça o teste.

1003

Um quiz sobre inflação para quem sabe tudo sobre preços

1 / 7

Qual foi a taxa de inflação média em 2022?

2 / 7

Qual foi o produto que mais encareceu em 2022, por conta de um aumento do preço de mais de 42%?

3 / 7

Se o seu pequeno-almoço fosse composto por um copo de leite, uma carcaça com manteiga ou queijo e um café, quanto teria aumentado a sua despesa com esta refeição entre 2021 e 2022?

4 / 7

Entre os quase 150 produtos e serviços analisados pelo INE, qual foi o bem ou serviço que ficou mais barato em 2022, como resultado de uma queda de 8,1% do preço?

5 / 7

Qual foi o produto que ficou mais barato nos anos da pandemia da Covid-19 (2020 e 2021), acumulando uma queda de 38% do preço?

6 / 7

Quais foram os produtos que mais encareceram nos dois anos em que a pandemia da Covid-19 teve um forte impacto na economia nacional (2020 e 2021)?

7 / 7

Qual foi a variação média anual do Índice de Preços no Consumidor desde a entrada em circulação do Euro (1 de janeiro de 2002)?

Your score is

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Acha que sabe tudo sobre inflação? Faça o teste

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião