Eixo Atlântico destaca aposta da alta velocidade de Portugal pela Galiza

  • ECO
  • 18 Janeiro 2023

Secretário-geral do Eixo Atlântico defende que novas linhas Lisboa-Porto e Porto-Vigo podem reforçar centralidade do mar sobre o restante território.

A aposta de Portugal na alta velocidade pela Galiza em vez da Estremadura espanhola é elogiada pelo Eixo Atlântico. O secretário-geral da entidade que fomenta a cooperação transfronteiriça, Xoán Mao, nota que a construção das novas linhas Lisboa-Porto e Porto-Vigo servirão para reforçar a centralidade do mar sobre o restante território.

A construção destas ligações ferroviárias “permitirá ligar a fachada marítima atlântica da Península Ibérica, as suas cidades, portos, centros empresariais tecnológicos, universidades e aeroportos num sistema integrado que reforça a sua competitividade com a maritimidade como eixo central”, refere o dirigente através de comunicado publicado nesta quarta-feira.

As declarações surgem depois das sucessivas apresentações da construção da alta velocidade em Portugal. Prevê-se que a construção do troço Porto-Soure decorra entre 2024 e 2028 e das ligações entre Soure e Carregado e Braga-Valença.

Do lado de Espanha, no final de dezembro, o Governo pôs em concurso público o estudo prévio para a saída sul de Vigo, que permitirá que um comboio proveniente da fronteira portuguesa (em Valença) possa entrar na estação de Vigo-Urzáiz, que serve os comboios de alta velocidade para Madrid.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eixo Atlântico destaca aposta da alta velocidade de Portugal pela Galiza

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião