BRANDS' ECO Huawei atribui mais 50 bolsas para apoio a estudantes portugueses

  • BRANDS' ECO
  • 20 Janeiro 2023

Em dois anos, a Huawei investe 500 mil euros em bolsas de estudo para apoio directo a estudantes do ensino superior em Portugal.

Pelo segundo ano consecutivo, a Huawei Portugal lança, em parceria com o .PT, um Programa de Bolsas de Estudo para jovens universitários portugueses, reforçando assim o seu compromisso com o setor da educação.

Com esta iniciativa, a Huawei Portugal compromete-se a apoiar mais 50 estudantes universitários de destacado mérito académico e pessoal nas áreas de Engenharia, Tecnologia e ainda Renováveis – disciplina à qual foi alargado o âmbito de candidaturas nesta edição do Programa de Bolsas, por estar em linha com o desenvolvimento desta área de negócio em Portugal.

Somando aos 250 mil euros aplicados na primeira edição do programa, criado em 2021, o valor investido pela tecnológica em apoios financeiros diretos a estudantes portugueses, ascende já os 500 mil euros, em apenas dois anos.

Aquando do anúncio do programa, a empresa revelou em comunicado que “as 50 histórias de quem já é apoiado por nós, inspiraram-nos profundamente e reforçam o sentido de propósito do que fazemos. Sentimo-nos privilegiados por contribuir para o futuro do País de uma forma tão relevante e efetiva.”

Ao contar com o apoio do INCoDe.2030, Portugal Digital e da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), o Programa de Bolsas Universitárias da Huawei Portugal atribui, uma vez mais, metade das bolsas a estudantes do género feminino, cumprindo assim o princípio de discriminação positiva.

De acordo com a Huawei, “é fundamental continuar a atrair talento feminino para a área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Na Huawei acreditamos que, na era digital, as mulheres são pilares da indústria tecnológica. Empoderá-las e aumentar a sua visibilidade abrirá um mundo de novas possibilidades e trará novos avanços ao mundo”.

Já a Presidente do .PT e Coordenadora Geral do INCoDe.2030, Luísa Ribeiro Lopes, refere que “os bons exemplos e os bons programas devem sempre ser repetidos. Por isso lançamos, com grande entusiasmo, a segunda edição deste programa de bolsas, fortalecendo esta aposta nos nossos e nas nossas jovens e nas suas qualificações. Este ano voltaremos a atribuir 50% das bolsas a alunas, potenciando assim a igualdade de género no setor das TIC.”

A primeira edição do Programa de Bolsas da Huawei Portugal, que abrangeu o ano letivo 2021/2022 contabilizou cerca de 3000 candidaturas, provenientes de todo o País. As bolsas foram atribuídas aos 50 vencedores em Abril de 2022 e os testemunhos dos participantes comprovam que esta iniciativa promove condições de desenvolvimento e contribui ativamente para as qualificações dos estudantes. A expectativa da empresa é que o número de candidaturas à segunda edição deste programa ultrapasse o registo de 2021/2022.

Roberto Santos, um dos premiados na edição inaugural do Programa de Bolsas da Huawei, reconhece o mérito desta iniciativa, sobretudo “por saber que há empresas preocupadas com o crescimento pessoal e profissional dos mais jovens”. E, acrescenta o aluno de Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, há que valorizar o facto de a Huawei “ser capaz de fornecer as ferramentas necessárias” para que os estudantes alcancem os seus objetivos.

Por sua vez, Inês Costa, aluna de Mestrado Integrado em Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e também uma das premiadas na edição de 2021/2022, salienta que esta iniciativa “é um estímulo à investigação, à inovação e à passagem de protótipos a produtos finais”. Acrescenta ainda a jovem estudante que “alguém que ganhe esta bolsa, ganha a responsabilidade de fazer algo grande”.

O programa destina-se a jovens que frequentam o ensino superior (licenciatura, mestrado ou doutoramento) e, simultaneamente, apresentem um percurso académico e pessoal de excelência, tendo como objetivo distinguir o seu mérito e proporcionar-lhes as condições para o seu melhor desempenho.

Os estudantes interessados em integrar o Programa de Bolsas da Huawei podem candidatar-se até dia 29 de janeiro, no site oficial da iniciativa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Huawei atribui mais 50 bolsas para apoio a estudantes portugueses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião