Lousã fecha contrato de seguros para 2023 com a Tranquilidade

  • ECO Seguros
  • 22 Janeiro 2023

A Câmara decidiu inovar e realizar um só concurso para todos os lotes para evitar que coberturas ficassem desertas por desinteresse das seguradoras.

A Câmara Municipal da Lousã adjudicou os seus seguros de 2023 à Tranquilidade por um valor de cerca de 193 mil euros, divulgou o jornal As Beiras. Citado pelo jornal, o presidente da autarquia Luís Antunes (PS) referiu que “antes havia alguns lotes em que as seguradoras não faziam propostas” e assim consegue “fazer-se uma gestão mais adequada da carteira de seguros, com um só interlocutor”. Segundo o edil a maior dificuldade em fazer o concurso público único para todo o tipo de coberturas está na “necessidade de realizar uma harmonização prévia dos prazos de validade” das apólices, o que foi feito pelos respetivos serviços autárquicos, conclui.

O contrato inclui desde ramo automóvel/frota, incluindo máquinas de obras e viaturas dos bombeiros, acidentes pessoais dos trabalhadores, e também do voluntários e dos autarcas da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal. O concurso único inclui ainda a cobertura de práticas desportivas, culturais e de recreio, responsabilidade civil geral e de transporte de doentes, atividades de desporto, cultura, lazer e recreio, acidentes de trabalho, multirriscos, e responsabilidade da autarquia como proprietária do Aeródromo Municipal da Lousã.

O presidente da autarquia, explicou ao As Beiras que “há um aumento de custos de contexto” dos seguros contratados por via das transferências de competências do Estado Central para a autarquia na área da Educação. Foi necessário estender o seguro de acidentes pessoais a cerca de mais uma centena de trabalhadores deste setor, que passaram a estar sob a alçada da autarquia, bem como segurar os imóveis da Escola Secundária e da EB 2,3 da vila.

Os imóveis segurados foram avaliados em 17,3 milhões de euros e o concurso contemplou também a frota automóvel do município incluindo a dos Bombeiros Municipais da Lousã.
O seguro de acidentes pessoais dos bombeiros corresponde à “concretização do direito estabelecido no Regime Jurídico dos Bombeiros Portugueses que determina a cobertura de acidentes ocorridos no exercício da sua missão, em qualquer parte do mundo”, conclui o jornal. A cobertura compreende 165 bombeiros dos Municipais da Lousã e 99 da Associação Humanitária de Serpins.

Para além da Generali/Tranquilidade foram a concurso a MDS, Fidelidade, Lusitania e WTW.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lousã fecha contrato de seguros para 2023 com a Tranquilidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião