Ford vai eliminar 3.200 empregos na Alemanha

  • Lusa
  • 23 Janeiro 2023

A redução foi anunciada quando aumentam os receios de deslocalização na indústria automóvel na Europa, após Biden ter anunciado subvenções que favorecem elétricos construídos nos EUA.

O construtor automóvel norte-americano Ford vai eliminar 3.200 empregos na Alemanha, essencialmente nas áreas administrativa e de ‘design’, disse esta segunda-feira à AFP um porta-voz do sindicato alemão IG Metall. A redução foi anunciada quando aumentam os receios de deslocalização na indústria automóvel na Europa, após Washington ter anunciado amplas subvenções que favorecem os veículos elétricos produzidos nos Estados Unidos.

O corte de postos de trabalho foi divulgado à imprensa após uma reunião geral de trabalhadores e vai afetar essencialmente a produção em Colónia, mas “todas as instalações na Alemanha” estão ameaçadas, segundo o porta-voz do IG Metall. “Estamos extremamente preocupados com o futuro das divisões de desenvolvimento alemãs e, em geral, com o futuro das instalações da Ford na Alemanha“, declarou depois o sindicato em comunicado.

Os cortes de empregos devem envolver o departamento de “desenvolvimento de produtos” da unidade de Colónia, onde “2.500 dos 3.800 funcionários devem deixar a empresa”, detalhou o IG Metall, adiantando que num outro centro de investigação em Aachen podem estar em causa mais 220 empregos.

O sindicato disse ainda que “cerca de 20% dos empregos administrativos” no país podem estar ameaçados. Até agora, o grupo automóvel norte-americano não comentou esta informação, segundo a AFP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ford vai eliminar 3.200 empregos na Alemanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião