Turquia não vai apoiar entrada da Suécia na NATO

A queima do Alcorão em frente à embaixada turca na Suécia, bem como a falta de resposta por parte do governo sueco, levaram Ancara a recusar-se a apoiar a candidatura de Estocolmo à NATO.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou esta segunda-feira que a Turquia não irá apoiar a candidatura da Suécia à NATO. As declarações de Erdogan surgem como resposta após um homem queimar o Alcorão, em forma de protesto, em frente à embaixada da Turquia na Suécia.

Segundo a Agence France-Presse, o presidente turco disse que “a Suécia não deve contar com o nosso apoio para a NATO”.

Em declarações à comunicação social após uma reunião, Erdogan referiu que, “se não conseguem mostrar respeito, então desculpem, mas não irão contar com qualquer apoio nosso na questão da NATO”, citou a Bloomberg. As palavras do presidente turco surgem em referência à possível adesão da Suécia e da Finlândia à aliança militar.

Um acordo alcançado em junho na cimeira da NATO em Madrid, Espanha, permitiu que as propostas de adesão da Suécia e da Finlândia avançassem. No entanto, a Turquia recusou-se a ratificar as referidas propostas. Os países nórdicos precisa do apoio de Ancara para ingressar na aliança militar, mas após uma onda de protestos em Estocolmo no sábado passado, que incluiu a queima de uma cópia do Alcorão, as tensões entre os dois países escalaram.

O ministro turco dos Negócios Estrangeiros já condenou o “vil ataque” ao que considera ser “o livro sagrado” do país, acrescentando ser inaceitável permitir um ato “anti-islâmico” sob o pretexto de “liberdade de expressão”, citou a Reuters.

(notícia atualizada às 17h07)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turquia não vai apoiar entrada da Suécia na NATO

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião