Vinte milhões de apoio para incubadoras a partir de fevereiro

Incubadoras podem candidatar-se a vouchers cujo valor pode variar entre 30 mil a 150 mil euros.

As incubadoras e aceleradoras podem a partir de 13 de fevereiro candidatar-se aos vales para apoiar custos com pessoal técnico, aquisição de equipamento ou serviços externos, entre outros, com um valor que pode variar entre 30 mil a 150 mil euros. Ao todo a medida prevê a atribuição de 20 milhões de euros em vouchers até 2025. Os primeiros dez milhões ficam disponíveis já a partir de meados de fevereiro. A medida de apoio ao ecossistema de startups surge no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e, depois do lançamento dos vales de apoio às startups.

“As incubadoras e aceleradoras são um braço fundamental do nosso ecossistema, apoiando e acompanhando de perto as startups, estabelecendo relações com investidores, academia, pólos tecnológicos e tecido empresarial local, nacional e internacional. Com esta medida, procuramos criar condições para que as incubadoras reforcem a sua capacidade e os seus recursos humanos e digitais com vista a um crescimento inclusivo e sustentável. É muito importante apoiar estas organizações na obtenção de novos recursos e condições para suportarem da melhor forma o crescimento das nossas startups”, explica António Dias Martins, diretor executivo da Startup Portugal, citado em comunicado.

Serão aceites candidaturas de incubadoras ou aceleradoras já existentes ou a criar, visando desenvolver serviços de incubação e/ou aceleração nas áreas do empreendedorismo e inovação”, informa a Startup Portugal, entidade gestora da medida “Empreendedorismo” da componente C16 do PRR.

“Os vales têm um valor que pode variar entre 30 mil e 150 mil euros por incubadora, sendo este valor disponibilizado em quatro tranches“, refere ainda a Startup Portugal. O concurso decorre “em contínuo, até que a verba seja esgotada”, à semelhança do que aconteceu com o concurso para os vouchers das startups.

“As candidaturas de cada cut-off trimestral são analisadas pela Startup Portugal. Esta medida conta com o montante total de 20 milhões de euros para atribuir, até 2025.” Os primeiros dez milhões ficam disponíveis já a partir de 13 de fevereiro, altura em que o formulário de candidaturas será publicado na Plataforma de Acesso Simplificado.

Os vales podem ser usados para cobrir “custos com pessoal técnico diretamente afeto à implementação do projeto; despesas com acreditação ou certificação tecnológica de recursos humanos; aquisição de serviços externos especializados para a prossecução dos objetivos do projeto; aquisição ou aluguer operacional de equipamentos, bem como custos de licenciamento ou de subscrição de software, destinado às atividades a desenvolver no âmbito do projeto”, bem como “custos com a proteção/valorização de direitos de propriedade intelectual”.

No dia 20 de fevereiro, a Startup Portugal vai organizar um webinar online para apresentar a medida e responder a quaisquer questões das entidades interessadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vinte milhões de apoio para incubadoras a partir de fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião