Défice comercial da UE face à Rússia caiu para metade até setembro

  • ECO
  • 25 Janeiro 2023

Peso da Rússia nas importações extra-comunitárias caiu de 6,4% para 3,8% mas há bens, como o níquel, que estão a ser mais procurados pelos membros da União Europeia.

O défice comercial da União Europeia face à Rússia caiu para metade entre fevereiro e setembro de 2022. Desde o início da guerra na Ucrânia, o saldo entre exportações e importações foi negativo em 9,7 mil milhões de euros em setembro, o que compara com os 19,6 mil milhões de euros verificados em fevereiro, referem os dados publicados nesta quarta-feira.

Balança comercial da UE face a Rússia.

Por conta da invasão à Ucrânia, a quota da Rússia na mesa das importações caiu de 6,4% para 3,8%; nas exportações, o peso baixou dos 2,3% para 1,1%, refere o gabinete de estatísticas europeu Eurostat.

Desde o final de fevereiro, a União Europeia limitou as importações de bens, como carvão, gás natural, petróleo, aço e ferro, fazendo com que a sua importância diminuísse. No entanto, foi aberta uma exceção para o níquel, que foi mais importado no terceiro trimestre de 2022 do que em igual período de 2021.

Variação do peso dos produtos mais importações pela UE junto da Rússia.

As próximas restrições começam no final da próxima semana: a partir de 5 de fevereiro, entrará em vigor o novo embargo sobre os combustíveis russos, o que contribuirá para reduzir ainda mais o défice da balança comercial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Défice comercial da UE face à Rússia caiu para metade até setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião