Taxas de juros moratórios agravam-se para 9,5% no primeiro semestre

  • ECO
  • 25 Janeiro 2023

A Direção-Geral do Tesouro e Finanças publicou um aviso que dá conta que as taxas supletivas dos juros moratórios vão ficar 1,5 pontos percentuais mais altas face ao segundo semestre de 2022.

As taxas supletivas dos juros moratórios relativos a créditos de empresas vão subir para 9,5% nos primeiros seis meses de 2023, um agravamento de 1,5 pontos percentuais em relação ao semestre anterior, segundo um aviso publicado esta quarta-feira em Diário da República.

De acordo com o diploma, a taxa supletiva de juros moratórios relativamente a créditos de que sejam titulares empresas comerciais, singulares ou coletivas é de 9,5% no primeiro semestre do ano. Há um ano, o valor desta taxa era de 7%.

Já a taxa supletiva de juros moratórios para créditos de empresas sujeitas às medidas contra os atrasos no pagamento de transações comerciais é de 10,5%, tendo sofrido um agravamento homólogo de 2,5 pontos percentuais.

Nos termos do Código Comercial, os juros moratórios legais e os estabelecidos sem determinação de taxa ou quantitativo, relativamente aos créditos de que sejam titulares empresas comerciais, singulares ou coletivas, são os fixados em portaria conjunta dos ministros das Finanças e da Justiça. As taxas referidas não podem ser inferiores ao valor da taxa de juro aplicada pelo Banco Central Europeu (BCE).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxas de juros moratórios agravam-se para 9,5% no primeiro semestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião