Vinho Verde volta ao Reino Unido e “entra” na Polónia e Coreia do Sul

Novo plano de promoção internacional da região dos Vinhos Verdes, que em 2022 terá batido recorde nas exportações para 117 países, inclui novos destinos e aposta em vinhos com potencial de guarda.

Fechado um ano em que estima ter superado um novo máximo nas exportações – os dados até novembro mostravam um crescimento de 6%, com mais de 30 milhões de litros a chegarem a 117 mercados –, a região dos Vinhos Verdes arranca 2023 com um plano de promoção que tem como novidade o regresso ao Reino Unido e a estreia na Polónia e na Coreia do Sul.

A decisão adotada pela comissão de viticultura (CVRVV) é justificada pelo aumento das vendas para estes países nos últimos anos e vai concretizar-se com ações educativas, apresentações dirigidas a líderes de opinião e trade, e provas e eventos de posicionamento nos vários segmentos, desde os brancos aos rosés, passando pelos monocasta e pelos vinhos com potencial de guarda.

A Denominação de Origem (DO) Vinho Verde está a seguir a estratégia de valorização que permitirá manter um crescimento sustentado nos vários mercados de exportação.

Dora Simões

Presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV)

Num comunicado em que fala em números “bastante animadores” que fazem a região esperar um recorde de exportações no ano passado, a nova presidente da CVRVV, Dora Simões, particulariza o caso da Coreia do Sul que, à semelhança do México, é “um mercado pequeno com um grande potencial” e no qual se assiste “a um crescimento de mais de 30% em volume e de 48% em valor até novembro”.

“Estamos certos de que a Denominação de Origem (DO) Vinho Verde está a seguir a estratégia de valorização que permitirá manter um crescimento sustentado nos vários mercados de exportação, que são já mais de uma centena em todo o mundo”, acrescenta a responsável desta região de vinhos que tem os principais clientes nos EUA, Canadá, Brasil e Alemanha.

Dora Simões, presidente da direção da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes

A região dos Vinhos Verdes abrange 48 concelhos do noroeste do país, conta com cerca de 16 mil hectares de vinha, aproximadamente 15 mil produtores de uva e cerca de 370 engarrafadores com marca própria. Cerca de metade do volume de negócio do vinho verde, à saída dos produtores, tem como destino os mercados internacionais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vinho Verde volta ao Reino Unido e “entra” na Polónia e Coreia do Sul

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião