5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que o Eurostat publica a estimativa rápida de inflação da Zona Euro em janeiro, o Parlamento discute a Comissão de Inquérito à TAP.

No dia em que o Eurostat publica a estimativa rápida de inflação da Zona Euro em janeiro, o Parlamento discute a Comissão de Inquérito à TAP. Ainda esta quarta-feira, a Meo e a Nos vão aumentar os preços dos serviços até 7,8%, mas há conferência de imprensa da Anacom sobre o tema. A Fed norte-americana vai comunicar um novo aumento das taxas de juro.

Eurostat publica estimativa de evolução da inflação da Zona Euro em janeiro

O Eurostat vai publicar esta quarta-feira as estimativas de evolução da inflação na Zona Euro e na União Europeia (UE) em janeiro de 2023. Em dezembro de 2022, a inflação anual na Zona Euro abrandou para os 9,2%, naquele que foi o segundo mês consecutivo de abrandamento. Portugal, apesar de apresentar uma taxa de inflação acima da média da Zona Euro (9,8%), foi o 6.º país com o maior abrandamento.

Meo e Nos aumentam preços. Anacom faz conferência de imprensa

Os preços das telecomunicações em Portugal vão começar a subir a partir desta quarta-feira, com os clientes da Meo e da Nos a serem os primeiros a sentir o impacto das atualizações. No geral, as mensalidades vão ficar mais caras em 7,8%, uma taxa equivalente à taxa média anual de inflação apurada pelo INE ao longo de 2022. Para os clientes da Vodafone, os serviços só serão atualizados a 1 de março. A par dos aumentos desta quarta-feira, a Anacom convocou uma conferência de imprensa para as 11h, na qual poderá anunciar medidas cujo teor ainda é desconhecido.

Parlamento discute Comissão de Inquérito à TAP

O Parlamento vai discutir esta quarta-feira, a pedido do Bloco de Esquerda e do Chega, a Comissão de Inquérito à TAP. Os bloquistas avançaram com esta proposta na sequência da indemnização de 500 mil euros paga a Alexandra Reis, ex-secretária de Estado do Tesouro, quando esta deixou a companhia aérea. O líder parlamentar do PS adiantou ao Público que os socialistas vão defender que seja o Chega a presidir à comissão de inquérito.

Novas regras do SIFIDE em debate no Parlamento

Esta quarta-feira vão ser discutidas no Parlamento as novas regras do Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e ao Desenvolvimento Empresarial (SIFIDE). Na origem desta proposta e da respetiva alteração ao Código Fiscal do Investimento estão conclusões das avaliações feitas pela Autoridade Tributária e pela Inspeção-Geral de Finanças que apontaram para a utilização de uma dupla dedução do benefício concedido através do SIFIDE, sobretudo no âmbito de investimentos indiretos (através de fundos).

Fed norte-americana volta a subir taxas de juro

A Reserva Federal norte-americana (Fed) vai subir esta quarta-feira as taxas de juro, esperando-se um aumento de 25 pontos base, naquele que será a mais baixa desde que o banco central iniciou o seu ciclo de aperto de política monetária há 10 meses, com uma subida da mesma ordem. É, contudo, pouco claro se a Fed continuará com “aumentos contínuos” dos juros no futuro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião