CEO da TAP com direito a bónus até três milhões

  • ECO
  • 3 Fevereiro 2023

Christine Ourmiére-Widener poderá receber um prémio de até três milhões de euros pelo cumprimento do plano de reestruturação da TAP. Contrato geral aprovado em Assembleia Geral, mas não o prémio.

A presidente executiva da TAP, Christine Ourmiére-Widener, confirmou no Parlamento que teria direito a um prémio de desempenho no final de 2025, mas recusou-se a divulgar o seu valor. Depois, o Correio da Manhã revelou que o bónus seria de dois milhões e agora há mais pormenores deste acordo que será escrutinado na Comissão Parlamentar de Inquérito: O Jornal Económico e a CNN revelam que a gestora poderá receber até três milhões de euros se cumprir o plano de reestruturação da companhia.

Christine Ourmiére-Widener tem um salário bruto de cerca de 500 mil euros, mas devido aos cortes salariais no âmbito do plano de reestruturação, aufere 375 mil euros. E tem, além disso, direito a um prémio de desempenho que poderá atingir os três milhões de euros. Mas, segundo o JE e confirmado pela CNN, há uma alínea no contrato que determina a aprovação do bónus em assembleia geral, e poderá estar em causa a legalidade da acordo. É que o valor específico do prémio não terá passado pela aprovação da AG, escreve o JE, mas, segundo a CNN, a assembleia geral aprovou mesmo o acordo global.

Segundo revelou a CNN Portugal, a contratação da Christine Ourmières-Widener foi levada a assembleia geral e aprovada com conhecimento das condições remuneratórias, mas o prémio não terá sido oficialmente ratificado. Em causa está, acrescenta, um contrato de administração válido para o mandato de quatro anos, contrato esse que remete para um outro contrato de gestão com os objetivos do mandato.

Estes novos dados são revelados quando já está aprovada a Comissão Parlamentar de Inquérito à TAP, que será presidida por um deputado socialista. O PS vai indicar Jorge Seguro Sanches para presidir à comissão que foi proposta pelo Bloco de Esquerda, anunciou o líder parlamentar do partido, Eurico Brilhante Dias.

“Gostaria de anunciar que indicaremos para presidir à comissão parlamentar de inquérito Jorge Seguro Sanches e que o coordenador do PS nessa comissão será o deputado Carlos Pereira”, anunciou o líder parlamentar socialista em declarações aos jornalistas no parlamento após uma reunião do Grupo Parlamentar do PS.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CEO da TAP com direito a bónus até três milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião