Incêndio de contentores marítimos na Turquia extinto

  • ECO Seguros
  • 7 Fevereiro 2023

Centenas de contentores arderam no porto turco de Hatay, no Mar Mediterrâneo, forçando as empresas de navegação a procurar alternativas.

Foi extinto o incêndio que envolveu centenas de contentores marítimos no porto de Iskenderun, na Turquia, após os grandes terramotos na região, confirmou o ministério da defesa do país, nesta terça-feira, mas não ficou claro quando é que as operações seriam retomadas no porto.

Centenas de contentores marítimos arderam, no porto turco de Iskenderun, nesta terça-feira, encerrando operações e obrigando os cargueiros a desviar navios para outros portos.

A autoridade marítima turca disse à agência Reuters, na segunda-feira, que o porto, localizado na costa mediterrânica na província de Hatay, no sul, foi danificado devido ao terramoto que atingiu a Turquia e a vizinha Síria. Filmagens com drones revelam vários incêndios de contentores no cais.

A agência turca de navegação Tribeca disse à Reuters, na terça-feira, que algumas áreas de carga do porto de Limak no complexo de Iskenderun ainda estavam a arder e que o terminal estava fechado a todas as operações.

O grupo de transporte de contentores AP Moller Maersk disse à agência noticiosa que ocorreram danos significativos na logística e infraestruturas de transporte no epicentro do terramoto, incluindo no porto de Iskenderun.

A empresa disse que estava a desviar navios, dados os “graves danos estruturais, levando a uma paragem completa de todas as operações até novo aviso”. E explicou: “teremos de efetuar uma mudança de destino para todas as reservas com destino ao porto ou mesmo ao mar. Estamos a planear desviar contentores para plataformas de transbordo próximas, dentro da viabilidade operacional, ou para portos de transbordo – incluindo o Porto de Mersin (na Turquia) e o Porto Said (no Egito)”, afirmou a transportadora.

A Maersk acrescentou num comunicado, nesta terça-feira, que um incêndio deflagrou entre contentores no terminal na segunda-feira à noite, após o terramoto, e que a empresa estava a avaliar a potencial perda de carga.

A companhia alemã de transporte de contentores Hapag Lloyd disse que estava a receber cargas da Mersin, dado o encerramento de Iskenderun.

Um corretor de contentores disse à Reuters que o incêndio começou, provavelmente, num contentor cheio de óleo industrial inflamável, a julgar pelas chamas e pelo fumo. Outros contentores derrubados impediam o acesso dos serviços de emergência. As autoridades tentaram, em vão, combater o incêndio, por barco, na segunda-feira, com danos nas proximidades do terramoto a dificultar o acesso ao local.

Iskenderun é o lar da indústria pesada como o aço e é um dos dois principais centros de contentores nas costas do sudeste da Turquia. O porto turco de Ceyhan estava pronto para retomar o carregamento de petróleo bruto iraquiano a partir do armazenamento, nesta terça-feira, mas o mau tempo impediu os navios de atracar, disse fonte comercial.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Incêndio de contentores marítimos na Turquia extinto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião