Petróleo sobe 2% por conta da China e da Turquia

  • ECO
  • 7 Fevereiro 2023

Otimismo para a recuperação da economia chinesa tem impulsionado cotação do ouro negro.

O preço do petróleo está a subir cerca de 2% nos mercados internacionais. O otimismo relativo à recuperação da economia chinesa e os efeitos na oferta do terramoto na Turquia e na Síria ajudam a explicar o comportamento do ouro negro.

Pelas 8h46, o barril de Brent, de referência para as importações europeias, somava 1,79%, para 82,44 dólares. O barril West Texas Intermediate, subia 2%, para 75,59 dólares.

“Os preços estão a subir na expectativa da recuperação da China e por causa dos problemas de fornecimento do petróleo por causa do sismo na Turquia”, justifica o analista Edward Moya, da Oanda, citado pela agência Reuters.

Depois do sismo na madrugada de segunda-feira, foram suspensas as operações de exportação de petróleo a partir do terminal de Ceyhan, na Turquia. Esta unidade consegue enviar um milhão de barris por dia.

A Agência Internacional de Energia espera que metade do crescimento da procura de petróleo no primeiro semestre resulte da procura por parte da China, segundo dados divulgados no domingo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo sobe 2% por conta da China e da Turquia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião