Novo balanço do sismo na Turquia e Síria ultrapassa os 12.000 mortos

  • ECO
  • 8 Fevereiro 2023

Dezenas de pessoas continuam a ser resgatadas e as redes sociais partilham histórias e vídeos com pedidos de socorro de pessoas que ainda estão presas nos escombros.

O número de mortos nos fortes sismos que atingiram na segunda-feira o sudeste da Turquia e a vizinha Síria aumentou para mais de 12.000, de acordo com um novo balanço provisório divulgado pelas autoridades esta quarta-feira.

Na Turquia morreram 9.057 pessoas, de acordo com o último balanço das autoridades. Há ainda registo de 37.011 pessoas feridas. Já na Síria, pelo menos 1.730 pessoas morreram na parte noroeste do país controlada pelos opositores ao regime de Bashar al-Assad, segundo a organização não governamental Capacetes Brancos. Mas, “este número deverá aumentar significativamente devido à presença de centenas de famílias debaixo dos escombros”, acrescentou a mesma organização. Na parte do país controlada pelo Governo as autoridades oficiais reportaram 1.262 vítimas mortais.

Em alguns locais do lado turco, as equipas de resgate já não estão numa operação de salvamento, mas apenas de recuperação dos corpos presos nos escombros dos 6.444 edifícios que ruíram, relata a Al-Jazeera. Isto porque as temperaturas muito baixas que se fazem sentir tornam esta operação numa corrida contra o tempo, já que à medida que as horas passam as hipóteses de salvamento vão-se reduzindo.

Mas continuam a ser resgatadas dezenas de pessoas e as redes sociais vão inundando de vídeos com pedidos de socorro de pessoas que ainda estão presas nos escombros.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou na terça-feira que 23 milhões de pessoas estão “potencialmente expostas, incluindo cerca de cinco milhões de pessoas vulneráveis”, depois de já ter referido que teme “balanços oito vezes maiores que os números iniciais”.

A Turquia registou o epicentro dos sismos de magnitude 7,7 e 7,6 na escala de Richter. Até agora, foram contabilizadas 435 réplicas de menor intensidade nas zonas afetadas, nas quais estão a trabalhar mais de 60.000 pessoas em missões de buscas e salvamento e remoção de escombros, no âmbito de um dispositivo que conta com mais de 100 aviões e helicópteros destacados.

As primeiras equipas de resgate estrangeiras chegaram na terça-feira e, segundo o Presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, que declarou estado de emergência por três meses nas dez províncias afetadas pelo terremoto, 45 países ofereceram ajuda. O Chefe de Estado turco irá visitar as zonas atingidas, segundo a agência noticiosa Anadolu: primeiro a cidade de Kahramanmaras e depois a região de Pazarcik.

A União Europeia (UE) mobilizou 1.185 equipas de resgate e 79 cães de busca para a Turquia de 19 Estados-membros, incluindo França, Alemanha e Grécia. A equipa de resgate portuguesa deverá chegar ao terreno esta quarta-feira. Para a Síria, a UE está em contacto com os seus parceiros humanitários no terreno e financia as operações de ajuda.

(Notícia atualizada às 18h39 com novo balanço relativo às vítimas mortais)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo balanço do sismo na Turquia e Síria ultrapassa os 12.000 mortos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião