Plataforma da WTW compara riscos ESG em tempo real

  • ECO Seguros
  • 8 Fevereiro 2023

A ESG Clarified usa "bases de dados internas e externas que combinam dimensões como a resiliência financeira, força de trabalho, a reputação corporativa, riscos climáticos e ambientais, entre outras”.

A WTW, especializada em consultoria, corretagem e soluções, anunciou o lançamento da ESG Clarified, uma plataforma analítica que “gera novos insights para ajudar as organizações a compreenderem e a abordarem melhor o risco e exposições climáticas, relativas a sustentabilidade e ESG”, informam em comunicado.

A aplicação incorpora um extenso conjunto de fontes de dados externas e internas de propriedade, numa solução analítica SaaS self-service, que promete analisar e pontuar exposições ESG em tempo real, com vista a compreender métricas financeiras, de capital humano e de reputação. A plataforma compara os riscos ESG de uma organização com os dos seus pares, enquanto gera relatórios sobre exposições relacionadas.

“Procuramos contribuir para que as empresas tenham um mapa mais claro para a sua abordagem em matéria de ESG”, afirmou Nuno Arruda, Head da WTW Portugal.

A WTW apresenta a ESG Clarified como “uma solução abrangente e analítica, sustentada por múltiplas fontes de dados validadas, para ajudar na perceção de tendências, análise de cenários e relatórios”, segundo comunicado.

Nuno Arruda, Head da WTW Portugal, apontou: “são muitas as organizações que dispõem de diversas fontes de dados relacionados com ESG, mas acabam por despender muito tempo para perceber o seu real valor e a definir prioridades, num exercício pouco eficiente, que prejudica a sua capacidade de tomar decisões ágeis, efetivas e informadas. Com o ESG Clarified procuramos contribuir para que as empresas tenham um mapa mais claro para a sua abordagem em matéria de ESG.”

Quando abordados por ECOseguros, para esclarecer detalhes sobre a plataforma, a WTW preferiu manter reservas, “por uma questão de proteção da própria solução”. Mas a empresa esclareceu: “usamos fontes e bases de dados internas e externas que combinam dimensões como a resiliência financeira, força de trabalho, a reputação corporativa, riscos climáticos e ambientais, entre outras”.

Sobre o mapa ESG explicam: “o ESG Clarified possibilita uma perspetiva adaptada e customizada a cada organização, em tempo real, do seu progresso nos indicadores ESG, assim como uma visão granular de forças e fragilidades permitindo definir planos de atuação, mitigação e investimento”.

Desafio ESG

A União Europeia (UE) exige que as empresas forneçam relatórios transparentes sobre as prioridades de proteção ambiental, assuntos sociais e prevenção da corrupção ao longo de toda a cadeia de valor que compõe a ESG. Este requisito, que inicialmente se aplicava a empresas cotadas, foi alargado a companhias de média dimensão, de modo a incluir cerca de 15 mil entidades. No seu Regulamento de Taxonomia, a UE exige a responsabilização por negócios sustentáveis no volume de negócios das empresas, bem como nos seus investimentos e despesas operacionais de ativos e processos em curso. Na prática, as grandes empresas poderão ter de calcular estes três rácios para 25 áreas de negócio diferentes.

Na UE, as questões ESG são menos polarizadas do que, por exemplo, nos E.U.A., mas ainda assim complexas. O conjunto de regras de 7 mil páginas da UE “é demasiado detalhado, especialmente para as pequenas e médias empresas”, afirmava o CEO do Deutsche Bank, Christian Sewing.

Mas importância da questão é apoiada por estudos da empresa de consultoria PwC. Peritos avançaram que investimentos ESG deverão aumentar em 84%, para quase 34 triliões de dólares, até 2026.

O atual panorama ESG encontra-se em rápida evolução e apresenta múltiplos desafios para as companhias, que procuram comunicar a sua estratégia de ESG e gerir os riscos associados. “A capacidade de compreender e gerir eficazmente múltiplas fontes de dados é central para capacitar as organizações a tomar decisões informadas e mais inteligentes”, sublinha a WTW.

Ben Fidlow, Global Head of Core Analytics na WTW, concluiu: “estamos motivados por apresentar o ESG Clarified como um complemento do nosso portefólio de soluções analíticas e tornámo-las acessíveis através da nossa plataforma Risk Intelligence Quantified (RiskIQ).”

Jonathan Weatherly, Líder Global de Produtos da ESG na WTW, acrescentou: “os nossos clientes têm solicitado uma plataforma analítica abrangente, que utilize uma vasta gama de fontes de dados de qualidade para compreender os riscos da ESG, o que levou a WTW a criar a ESG Clarified. Esta plataforma oferece aos nossos clientes a capacidade de aferir os seus riscos de ESG para negócios particulares e criar relatórios únicos para audiências-chave.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Plataforma da WTW compara riscos ESG em tempo real

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião