Número de mortos no sismo na Turquia e Síria já ultrapassou os 20 mil

  • ECO
  • 9 Fevereiro 2023

Pelo menos 14.014 pessoas morreram na Turquia e 3.162 na Síria. Nas últimas horas, o número total de vítimas mortais subiu para 20.000. As operações prosseguem sob frio extremo.

O balanço do sismo que atingiu na segunda-feira a Turquia e a Síria é já superior a 20 mil mortos, de acordo a última atualização do número de vítimas mortais, pelas 18h27 de Lisboa, avançado pela AFP.

Pelo menos 14.014 pessoas morreram na Turquia, revelou Recep Tayyip Erdogan, acrescentando que o número de feridos supera os 63 mil. Já na Síria as vítimas mortais contabilizadas pelas fontes médicas ascendem a 3.162. No início da manhã o número total de vítimas mortais chegava a 17.176 mortais. Nas últimas horas, este valor aumentou, chegando já às 20.000. As operações de busca e salvamento prosseguem, sob frio extremo, para tentar encontrar sobreviventes.

Esta quinta-feira chegou o primeiro comboio das Nações Unidas com ajuda humanitária ao noroeste da Síria, na zona dominada pelos opositores ao regime de Bashar al-Assad.

O sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter atingiu o sudeste da Turquia e o norte da vizinha Síria. Foi seguido de várias réplicas, umas das quais de magnitude 7,5.

Nos dois países atingidos pelo terramoto foram também registados mais de 58 mil feridos, muitos com fraturas e outras lesões graves.

A ajuda internacional começou a chegar na terça-feira, com dezenas de países a oferecerem apoio a Ancara.

(Notícia atualizada às 18h31 com novo número de vítimas)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Número de mortos no sismo na Turquia e Síria já ultrapassou os 20 mil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião