Taxa de juro no crédito à habitação em máximo de junho de 2012

Taxa de juro no empréstimo para a compra de casa fixou-se em 2,217% em janeiro. Desde junho de 2012 que não se registava um nível tão elevado.

A taxa de juro no crédito à habitação atingiu o nível mais elevado desde junho de 2012. Em janeiro, a taxa de juro implícita para todos os empréstimos fixou-se em 2,217%, o que compara com 1,898% do mês anterior. Em números, a prestação média do crédito aumentou para 308 euros em janeiro, mais nove euros do que em dezembro. Entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023, a “mensalidade” agravou-se em 21,3% (+54 euros), segundo os dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A taxa de juro é ainda mais elevada para os contratos de crédito celebrados entre novembro e janeiro, tendo aumentado de 2,715% para 3,307%. O valor médio da prestação subiu 23 euros, para 559 euros.

Depois de vários anos de taxas de juro médias de 1% no crédito à habitação, a guerra na Ucrânia e o combate ao disparo da taxa de inflação levaram o Banco Central Europeu a reverter a política monetária expansionista e a subir constantemente as taxas de juro diretoras. A situação contagiou o indexante Euribor – em máximos de mais 14 anos – e tem levado ao galopar da taxa de juro no crédito à habitação.

A situação também está a contribuir para o aumento do valor médio do capital em dívida: em janeiro, atingiu 62.357 euros, mais 353 euros (+0,5%) do que em dezembro e mais 4.198 euros do que em janeiro de 2022 (+7,2%).

(Notícia atualizada às 12h52 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de juro no crédito à habitação em máximo de junho de 2012

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião