EUA dizem que China está a considerar fornecer armas à Rússia

  • ECO
  • 19 Fevereiro 2023

Secretário de Estado Anthony Blinken revelou que a China está a considerar fornecer armas e munição à Rússia para a guerra na Ucrânia.

Os EUA alegam que a China está a considerar fornecer armas e munição à Rússia para a guerra na Ucrânia, segundo o secretário de Estado Anthony Blinken.

Em entrevista à CBS News (conteúdo em inglês), Blinken adiantou que companhias chineses já estão a prestar “apoio não letal” à Rússia e a nova informação sugere que Pequim poderá fornecer “ajuda letal”. Esta escalada teria “consequências sérias” para a China, avisou.

Pequim rejeitou as notícias de que Moscovo solicitou equipamento militar. O Presidente chinês é um aliado de Vladimir Putin e ainda não condenou a invasão russa na Ucrânia, iniciada há um ano – Xi Jinping tem procurado manter uma posição neutra em relação ao conflito e pediu paz.

Blinken encontrou-se este sábado com um alto responsável diplomático chinês, Wang Yi, durante a Conferência de Segurança de Munique. Nesse encontro, o secretário de Estado norte-americano manifestou “profundas preocupações” em relação à “possibilidade de a China fornecer material letal para apoiar a Rússia”.

“Até à data, temos vistos companhias chinesas fornecerem apoio não letal à Rússia para uso na Ucrânia. O receio que temos agora é baseado em informação que temos de que estão a considera fornecer apoio letal”, disse Blinken.

Os EUA já sancionaram uma companhia chinesa por alegadamente ter fornecido imagens de satélite da Ucrânia ao grupo de mercenários Wagner.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA dizem que China está a considerar fornecer armas à Rússia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião