Maior acionista da EDP ultrapassa os mil milhões de euros em ativos em Espanha

Filial da estatal China Three Gorges em Espanha fechou 2021 com lucros de 30 milhões de euros.

Os chineses da China Three Gorges, maior acionista da EDP, estão a apostar no mercado espanhol de renováveis. A gigante asiática fechou o exercício de 2021 com um volume de ativos na filial em Espanha que ultrapassa os 1.000 milhões de euros, avança o Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Foi em dezembro de 2020 que a China Three Gorges decidiu abrir uma empresa em Espanha de onde controla grande parte da aposta da energética chinesa no sul da Europa, pelo que 2021 foi o primeiro ano em que operou integralmente a partir da filial em Espanha. A subsidiária fechou esse ano com 30 milhões de euros em lucros.

Atualmente, a gigante chinesa já conta com mais de 2GW de renováveis ​​entre Espanha e Itália. As operações no sul da Europa começaram com a participação de 20% na EDP (que agora já atingiu os 21,08%), que foi a primeira operação relevante neste campo.

O escritório em Madrid é liderado por Ignacio Herrero, um banqueiro de investimentos especializado em energia que já trabalhou no Citi, Deutsche Bank e Credit Suisse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maior acionista da EDP ultrapassa os mil milhões de euros em ativos em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião