Mais de metade dos portugueses considera mudar para os elétricos, conclui Liberty
Estudo da Liberty em Portugal, Espanha e Irlanda concluiu que mais de metade dos condutores estão prontos para os elétricos. Custos e questões sobre infraestruturas desencorajam.
A Liberty organizou um estudo, em Portugal, Espanha e Irlanda, que concluiu que mais de metade dos condutores está a considerar a compra de um veículo elétrico, 55% dos inquiridos em Portugal e 56% em Espanha. As hesitações para a adoção de veículos elétricos são ligeiramente menos pronunciadas em ambos os países do que na Irlanda. O custo dos veículos ‘verdes’ é citado como uma preocupação para 65% dos portugueses, 54% dos espanhóis e 70% dos irlandeses inquiridos.
Apenas 25% dos portugueses e 36% dos condutores espanhóis são desencorajados pelas preocupações com as infraestruturas de carregamento dos veículos elétricos do seu país, em comparação com quase metade dos irlandeses, 49%.
O inquérito, na Irlanda, foi realizado entre um estudo representativo a nível nacional a 488 proprietários de automóveis, ou de seguros residenciais, em novembro e dezembro. As sondagens em Portugal, compostas por 500 adultos, e Espanha, 800 adultos, foram realizadas em simultâneo.
De acordo com o estudo da Liberty Insurance e da RED C, sete em cada 10 motoristas irlandeses inquiridos optam por não adquirir veículos elétricos por considerarem que estes são demasiado caros. A Liberty apurou ainda que quase metade dos motoristas irlandeses evitam comprar veículos híbridos elétricos porque acreditam que não existem infraestruturas de carregamento suficientes no país, e um terço, 35%, acredita que estes automóveis só são adequados para curtas distâncias ou condução urbana.
“É importante que a informação chegue aos condutores antes que comecem a pesquisar a sua próxima compra de automóvel“, disse Mairead Carty, Head of Portuguese and Irish Motor na Liberty Seguros Espanha. “É importante que continuemos a encorajar e a incentivar este comportamento. No entanto, a investigação sugere que as preocupações permanecem em relação às limitações práticas dos veículos elétricos, particularmente específicas à prevalência de pontos de carregamento nas estradas. Nos próximos meses, esperamos que a tendência para os carros elétricos ganhe um novo impulso”, acrescentou a líder.
Outros receios sobre os veículos elétricos incluem a incerteza sobre as contas de eletricidade residencial, em caso de carregarementos em casa, em 31% dos inquiridos, e um quarto, 25%, declarou não saber o suficiente sobre veículos elétricos para considerar a compra.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mais de metade dos portugueses considera mudar para os elétricos, conclui Liberty
{{ noCommentsLabel }}