Apesar do mau tempo Ageas ultrapassa mil milhões de lucro

  • ECO Seguros
  • 23 Fevereiro 2023

Inundações de dezembro em Portugal, vagas de frio no Reino Unido e mau mercado financeiro na Ásia prejudicaram os resultados do grupo, mas o negócio na Bélgica teve um 2022 forte em todos os ramos.

O Grupo Ageas, casa-mãe do Grupo Ageas Portugal, atingiu 1.010 milhões de euros de resultados líquidos em 2022, valor 20% superior ao registado um ano antes. O resultado foi conseguido com um crescimento nos prémios brutos emitidos para 16.457 milhões de euros de apenas 2% em relação a um ano antes. A operação na Bélgica, país de origem e de sede da Ageas, foi decisivo para este resultado.

A Ageas, que é um dos maiores grupos europeus de seguros, tem a sua operação organizada geograficamente e por atividade Vida que representou 70% dos negócios e 75% dos lucros e Não Vida com 30% e 25% respetivamente. O último trimestre do ano foi decisivo assinalando a companhia um “forte desempenho operacional no ramo Vida na Europa e na Ásia. Em contraste, o resultado de Não Vida sofreu com as condições meteorológicas adversas e a continuação da inflação elevada”

O CEO Hans de Cuyper e o Chairman Bart De Smet: “o desempenho é resultado de uma operação forte em todas as regiões”.

A Bélgica, que representou 30% dos negócios em 2022 e 46% dos lucros, apresentou um “forte performance em Vida e Não Vida” refere a empresa. No ano passado os negócios quase estabilizaram, mas os lucros subiram 16%.

A Europa, que inclui Portugal, França, Reino Unido e Turquia, teve o seu resultado afetado pelo mau tempo e inflação de custos em Portugal e no Reino Unido e ainda pelos ajustamentos contabilísticos devidos pela hiperinflação na Turquia. Esta divisão baixou a sua contribuição para os lucros em 35% para 116 milhões de euros, cerca de 11% do total do grupo belga. Em volume de negócios, a Europa diminuiu 10% mas significa 20% do total faturado em prémios pelo grupo.

Portugal ainda não tem dados discriminados, mas o volume de prémios emitidos pelas seguradoras do Grupo Ageas Portugal – Ocidental Vida, Ageas Seguros, Ageas Vida, Médis e Seguro Directo – foi de 1.916 milhões de euros pesando cerca de 12% no total da Ageas. Tem ainda participações em empresas fora dos seguros como na Ageas Repara, Kleya, Clinica Médis e Pétis.

A divisão asiática é mais volumosa e inclui China, Malásia, Índia, Tailândia, Vietname, Laos, Camboja, Singapura e Filipinas. Significa metade do volume de negócios da Ageas e cerca de 25% dos lucros. Segundo o grupo conseguiu “uma excelente performance operacional, mas sofreu o impacto de uma evolução desfavorável do mercado financeiro”.

A Ageas Re, embora seja 15% do negócio em volume representou 24% dos resultados, totalmente devido ao ramo Vida. O resseguro Não Vida foi prejudicado por elevados sinistros no ramo automóvel e pelo mau tempo.

A solvabilidade do grupo (SCR) está em 218%, estando a divisão Europa com 183% subindo de 166% registado em 2021. O rácio combinado aumentou para 96,5% com penalização da divisão Europa que de 93,2% em 2021 passou para 100% no fim de 2022.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apesar do mau tempo Ageas ultrapassa mil milhões de lucro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião