BCE tem lucro zero e não vai distribuir dividendos a bancos nacionais

O banco central foi obrigado a libertar provisões de 1,6 mil milhões de euros para compensar perdas e chegar a um resultado líquido nulo.

O BCE fechou 2022 com um lucro zero, depois de libertar uma provisão de 1,6 mil milhões de euros para fazer face a riscos financeiros. Caso contrário teria registado prejuízos. O resultado implica que não serão distribuídos dividendos aos bancos nacionais da Zona Euro.

O lucro zero contrasta com o lucro de 192 milhões de euros conseguido em 2021. O banco central explica em comunicado que incorreu em perdas durante o ano passado, que resultaram sobretudo das despesas com juros decorrentes do TARGET2, a plataforma europeia de processamento de pagamentos do Eurosistema, que ascenderam a 2.075 milhões.

As contas foram ainda penalizadas pelo reconhecimento de 1.840 milhões em perdas nos seus fundos e nos portefólios denominados em dólares. Para compensar estas perdas, libertou 1.627 milhões de euros da provisão para riscos financeiros.

A margem financeira do BCE (a diferença entre o que recebe e cobra em juros) foi de 900 milhões de euros em 2022, muito abaixo dos 1.566 milhões do ano anterior. Foi penalizada pelo impacto do TARGET 2, mas beneficiou do aumento dos juros recebidos devido à subida das taxas, nomeadamente nos ativos detidos para efeitos de política monetária, como as obrigações de dívida pública e de empresas.

O banco reduziu os custos com pessoal de 674 para 652 milhões, mas registou um aumento das outras despesas administrativas, de 564 par 572 milhões, que justifica com o regresso aos níveis normais de atividade depois da pandemia e aos investimentos em curso nos sistemas de tecnologias de informação.

O banco central do euro fechou o ano passado com 699 mil milhões de euros em ativos no balanço, mais 2,8% do que no ano anterior. O aumento de 18,7 mil milhões é explicado sobretudo pelo Programa de Compras de Emergência Pandémica. O total de reservas em moeda estrangeira aumentou 4,1 mil milhões para 84,5 mil milhões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE tem lucro zero e não vai distribuir dividendos a bancos nacionais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião