BRANDS' ECOSEGUROS Os desafios para o setor segurador em 2023

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  • 23 Fevereiro 2023

Vivemos numa época de constante evolução e o setor segurador não foge à regra. Os novos paradigmas sucedem-se rapidamente, sendo o desafio adaptar-nos à mesma velocidade.

O cenário global atual não é, de facto, o mais animador em termos de estabilidade social em vários países, o que afeta de modo direto a aceitação de riscos nessas regiões. A situação é volátil e nem os especialistas conseguem delinear uma previsão de como estaremos ao longo deste ano em relação a estes conflitos.

O setor segurador não foge à regra e 2023 deverá ser um ano de alguns aumentos significativos de prémios de seguro, devido à atual conjuntura de aumento de preço de matérias-primas, inflação alta e subida do custo do valor de substituição em novo. Por muito que seja num contexto de aumentos generalizados, a verdade é que, por vezes, é uma conversa difícil a ter com os clientes.

E isso traz-nos a outra das tendências no setor segurador para 2023: o papel cada vez mais importante dos mediadores de seguro de explicar as novas realidades que afetam coberturas, prémio e alteram as necessidades do cliente final. O cliente é cada vez mais exigente e quer saber mais para além do habitual resumo que está nas condições particulares ou nos folhetos publicitários. Os mediadores são indispensáveis para a cada vez mais exigente realidade dos seguros.

Mafalda Costa, Gestora de Rede

E é uma realidade mais exigente porque surgem novos riscos cada vez mais complexos e com ligações entre si, no seio de uma conjuntura global que pode impactar e muito os riscos empresariais e a cadeia de distribuição de produtos. Estamos também cada vez mais vulneráveis às alterações climáticas e isso não traz só implicações a nível empresarial, mas também à realidade dos clientes privados.

Em 2023 as apólices têm que incluir novas coberturas que respondam a estas exigências, já que empresas e particulares procuram cada vez mais paz de espírito numa conjuntura um tanto ou quanto turbulenta. E agilidade, flexibilidade e garantia de proteção dos seus dados confidenciais.

A proteção de dados pessoais continua em voga e há uma legislação complexa à qual é necessário responder, não descurando que é uma realidade sempre muito ligada ao mundo tecnológico.

Num mundo cada vez mais digital, o setor segurador terá de disponibilizar ferramentas de suporte para operações ágeis e que excluam completamente o formato físico. Os pedidos de cotação, emissão, disponibilização da documentação e de esclarecimentos, entre outros, têm que ser digitais, simplificados, diretos e transparentes.

No novo ano que nos impulsiona a todos a evoluir, ultrapassar e prosseguir, temos desafios robustos e cabe ao mercado segurador dar as suas respostas.

Mafalda Costa, Gestora de Rede

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