Avaliação bancária das casas volta a acelerar para 1.485 euros por metro quadrado

O preço do metro quadrado na habitação subiu 27 euros no início do ano, face a dezembro. Algarve e Lisboa são as regiões mais caras.

O valor a que os bancos avaliam as casas antes de concederem financiamento voltou a acelerar em janeiro, com o valor mediano de avaliação bancária na habitação a renovar máximos. O preço do metro quadrado na habitação atingiu os 1.485 euros, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta sexta-feira.

A mediana da avaliação bancária subiu 27 euros face a dezembro, tendo-se verificado um aumento homólogo de 14,9%. O ritmo de subida dos preços voltou assim a acelerar, já que a variação tinha sido de 13,5% em dezembro de 2022, mês em que se verificou um abrandamento. Com esta evolução atingiu-se também um novo recorde no valor por metro quadrado.

Por outro lado, “o número de avaliações bancárias consideradas diminuiu pelo oitavo mês consecutivo, situando-se em cerca de 22 mil, o que representa uma redução de 25,8% face mesmo período do ano anterior e menos 33,3% que em maio último, mês em que se registou o máximo da série”, indica o INE.

Estes dados mostram assim que apesar de serem feitas menos avaliações, o que denota algum arrefecimento do mercado, os valores continuam a disparar e a atingir recordes.

Olhando para as regiões, foi no Algarve que se registou o maior aumento face ao mês anterior (2,2%), tendo-se verificado a única descida na Região Autónoma dos Açores (-0,8%). A tendência é a mesma quando se compara com o mesmo período do ano anterior.

No que diz respeito à tipologia de habitação, “o valor mediano de avaliação bancária de apartamentos foi 1.672 euros/m2, tendo aumentado 16,4% relativamente a janeiro de 2022”. O Algarve regista os valores mais elevados (2.090 euros/m2), seguido pela Área Metropolitana de Lisboa (1.988 euros/m2). Já o Alentejo tem o valor mais baixo (1.067 euros/m2).

Quanto às moradias, o valor mediano da avaliação bancária foi de 1.152 euros/m2 em janeiro, uma subida de 11,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Algarve e Lisboa são novamente as regiões mais caras, registando valores de 2.083 euros/m2 e 1.988 euros/m2, respetivamente.

Numa análise mais detalhada, “o Algarve, a Área Metropolitana de Lisboa, o Alentejo Litoral e a Região Autónoma da Madeira apresentaram valores de avaliação 40,7%, 33,9%, 3,3% e 1,1%, respetivamente, superiores à mediana do país”. No extremo oposto, “Beiras e Serra da Estrela foi a região que apresentou o valor mais baixo em relação à mediana do país (-50,4%)”.

(Notícia atualizada às 11h25)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Avaliação bancária das casas volta a acelerar para 1.485 euros por metro quadrado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião